Abertura de uma Empresa - Ramo de Informática

Este trabalho refere-se ao estudo de viabilidade de abertura de uma nova empresa, sendo esta, uma empresa destinada a atuar com consultoria em informática.

Após a análise de diversas áreas de atuação, optou-se pela consultoria em informática. O motivo que levou o grupo a optar pela consultoria foi a experiência do aluno Rogério Alves Tortosa, que atua especificamente na área a aproximadamente três anos como consultor técnico, transmitindo o seu conhecimento, o que foi de suma importância na realização de toda a pesquisa. A empresa onde o aluno trabalha, Pró-Data System’s Softwares & Serviços LTDA., também forneceu o suporte necessário para a realização deste projeto.

Este projeto apresenta uma definição teórica a respeito de mercado consumidor, mercado concorrente e o mercado fornecedor, evidenciando as principais características de cada um.

Para demonstrar a necessidade da utilização da informática, uma abordagem sintética da evolução histórica da mesma foi realizada, pois contém dados e informações importantes, que serão utilizados como base para o empreendimento na área d consultoria.

O grupo realizou a pesquisa de mercado na área de consultoria em informática com base nos dados fornecidos pela empresa Pró-Data System’s, analisando os possíveis clientes, futuros concorrentes e fornecedores. A partir desta análise, obteve-se uma visão mais específica a respeito da viabilidade do negócio em questão.

Unindo os conhecimentos adquiridos nesta pesquisa, foi possível decidir  pela abertura de uma empresa de consultoria em informática, como pode ser observado no capítulo justificativas  para a criação da consultoria em informática.

Sendo assim, este capítulo definiu com bastante clareza e concisão a missão e os objetivos da empresa.

Abertura de uma empresa

Justificativas para a criação de uma consultoria em informática

Em virtude de um dos componentes do grupo possuir uma admirável experiência na área de informática, atuando inclusive na área de treinamento de pessoal, decidiu-se concentrar os estudos do grupo na área de consultoria em informática. Este fator motivou o grupo, pois observou-se que o tipo de negócio em discussão exige pessoas muito dinâmicas, organizadas, perfeccionistas e uma incansável busca pelo aperfeiçoamento contínuo.

Além dos motivos anteriormente citados, a influência das informações dos mercados consumidor, concorrente e fornecedores, a evolução histórica da informática e um estudo específico na área de consultoria também tiveram peso na decisão do grupo. No que diz respeito ao mercado concorrente, existe algumas empresas que oferecem serviços semelhantes, por esta razão a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo, a fim de conseguir “sobreviver” no mercado. Há a necessidade de diversificar os serviços prestados e melhorar constantemente a qualidade dos serviços. Deve-se ainda observar as deficiências dos concorrentes e desenvolver meios para suprir tais deficiências.

O mercado fornecedor neste ramo é muito amplo, porém, é preciso buscar aquele que melhor atenda as necessidades desta empresa em termos de preço, prazos de entrega e qualidade, pois uma sólida parceria com os fornecedores será um fator decisivo para a competitividade da empresa. Uma vez adquirindo produtos confiáveis, torna-se possível oferecer serviços confiáveis e melhores, satisfazendo a todas as necessidades dos clientes.

Também é de grande importância o conhecimento da evolução histórica da informática, pois através deste é possível prever a velocidade do crescimento da tecnologia. Constantemente são colocados no mercado microcomputadores softwares cada vez mais sofisticados, com o intuito de atender as necessidades de um mercado muito exigente.

Este ramo de negócio é muito didático, em virtude  do volume de informações disponíveis e a facilidade de acesso as mesmas, possibilitando assim melhorar sensivelmente o nosso conhecimento. Atualmente, a utilização da informática deixou de ser um mero diferencial e passou a ser um pré-requisito considerável. Em um futuro não muito distante, a informática tende a ampliar ainda mais seu campo de atuação.


Consultoria em informática

Empresa de consultoria em informáticaObjetivando conhecer as características de um negócio na área de consultoria em informática, realizou-se uma pesquisa de campo, centrada na técnica de observação direta junto a empresa concorrente, Pró-Data System’s Softwares & Serviços LTDA. Os resultados desta pesquisa serão detalhados neste capítulo.

A consultoria em informática integra processos de informatização à organização empresarial de maneira prática e eficaz. Procura criar uma cultura de informática nas organizações envolvendo diretores, gerentes, coordenadores e o usuário final( pessoa que executa os processos em seu setor ), no sentido e estabelecer a informática como ferramenta de auxílio organizacional e consequentemente, proporcionar à organização saltos qualitativos e quantitativos bastante expressivos no ramo em que atua.

Com esta cultura, ocorrerá criações de projetos de informática sintonizados com a filosofia na organização, uma vez que estão se desenvolvendo internamente na empresa, promovendo assim o aperfeiçoamento do corpo funcional da organização e também as demais pessoas envolvidas no processo, tornando-as mais competentes e compromissadas com o projeto de informática que estão criando.

Contudo, não há uma fórmula para criação dessa cultura. O que existe são métodos confiáveis para desenvolver o trabalho, respeitando a individualidade de cada organização, procurando estabelecer um trabalho conjunto no sentido de capacitar a instituição para identificar e solucionar os problemas existentes.

Este trabalho consiste em planejar o ambiente de trabalho especificando os recursos tecnológicos, integrando profissionais de diversas áreas, trabalhando com diretores, pesquisando softwares empresariais, criando atividades, avaliando sinteticamente o processo e garantindo a continuidade e a qualidade da implementação.

Além disso, a consultoria em informática oferece cursos e seminários que abordam assuntos diversos, desde a manipulação de normas até assuntos específicos na área de informatização empresarial, atingindo um público composto por diretores, gerentes, coordenadores e usuários.

Outro serviço é oferecido através de um centro tecnológico de informática montado e estruturado para levar ao conhecimento do clinte toda gama de softwares existentes no mercado; principalmente os empresariais; incluindo os últimos lançamentos, evitando compras desnecessárias dos clientes.

São ministrados cursos e palestras que abordam temas de informática e administrativos de grande valor para diretores, gerentes e coordenadores.


Componentes fundamentais do mercado

Este capítulo tratará dos componentes fundamentais do mercado, tais como: mercado consumidor, concorrentes e fornecedores, que representam conceitos extremamente importantes para o sucesso do empreendimento.

O mercado é constituído por empresas  e/ou pessoas que oferecem bens e serviços e, também, por empresas e/ou pessoas que desejam consumir estes bens e serviços.

Ao iniciar suas atividades, o empresário está atuando ao lado da oferta. Para conseguir sucesso na implantação da sua empresa, é necessário possuir amplos conhecimentos sobre os mercados consumidor, concorrente e fornecedor.

Mercado Consumidor

Abrange pessoas físicas ou jurídicas que buscam a satisfação de suas necessidades através dos bens e serviços oferecidos.

É preciso obter o maior número de informações possíveis para conhecer o perfil do seu futuro cliente. Procurar descobrir qual  motivo levaria seu futuro cliente a procurar pelo seu bem ou serviço.

Também é muito importante considerar sempre a opinião de seus clientes, pois somente assim, é possível saber exatamente quais são as  necessidades que devem ser satisfeitas.

Mercado Concorrente

Formado por pessoas ou organizações que atuam no ramo da informática oferecendo produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos que são oferecidos  por esta empresa, visando a satisfação do consumidor.

Este mercado pode ser analisado através das características das mercadorias ou serviços oferecidos, tais como: qualidade, preço, funcionalidade, confiabilidade, atendimento, aparência, praticidade e facilidade de utilização. Uma forma de testar os produtos e serviços é através de experimentos, objetivando o melhoramento dos mesmos, no sentido de aplicar as melhorias no próprio empreendimento, atingindo principalmente o mercado consumidor, onde o concorrente não estará presente.

Mercado Fornecedor

Responsável pelo suprimento da empresa, no que se refere a equipamentos, mercadorias, matéria-prima e outros materiais necessários ao funcionamento da organização.

Os fornecedores poderão poderão ser definidos mediante alguns critérios estabelecidos previamente pelo empreendedor, para o bom funcionamento da empresa, como: qualidade, preço, forma de pagamento, atendimento, prazo e forma de entrega, quantidade, assistência técnica, garantia e tecnologia.

É importante estabelecer um bom relacionamento de parceria com o fornecedor, com o intuito de garantir o abastecimento da empresa e assim satisfazer o mercado consumidor.


Estudo do mercado na área de consultoria em informática

Com o apoio de uma pesquisa de campo centrada na técnica de observação direta e intensiva, este capítulo tratará de maneira mais detalhada os mercados consumidor, concorrente e  fornecedor voltados à  consultoria em informática.

Mercado Consumidor

Após a realização de uma pesquisa de campo de caráter observatório, baseado em documentos fornecidos pela Pró-Data System’s, através de contatos telefônicos, constatou-se o interesse na aquisição de serviços de consultoria em informática, em virtude da concentração de empresas de grande porte e grande capital de investimento, as quais se demonstraram bastante eufóricas em relação a criar uma “cultura de informática”, ou seja, implantação da informática juntamente com os processos da organização.

Mercado Concorrente

Através de um processo  exploratório, baseado em folhetos promocionais de empresas com serviços semelhantes, contatos telefônicos e pesquisas na Internet , indicaremos a seguir  as principais características dos concorrentes desta empresa. A avaliação dos pontos fortes e fracos permitirá  erguer as bases da estratégia de negócios a ser seguida.

• Pró-Data Sistems Softwares & Serviços LTDA.

Nascida em 1989, a empresa originou-se de profissionais empreendedores, capacitados e comprometidos com a criação de um futuro diferente.

Diferenciando-se pela qualidade de seus produtos e serviços, a Pró-Data, de espírito jovem e maturidade profissional, oferece a seus clientes e parceiros a segurança e a integridade necessárias nas relações comerciais.

Prestando serviços de consultoria e assessoria empresarial, assessoria em informática, treinamento e cursos e desenvolvimento específico de soluções empresariais, sempre com melhorias constantes, assegurando a satisfação total dos clientes externos e internos, mantendo sua excelência em qualidade.

Sap Brasil

Fundada em 1972 em Walldorf, Alemanha, a Sap (Systems, Applications and Products in Data Processing) é o fornecedor mundial líder  de soluções em aplicações cliente/servidor. Hoje, mais de 7500 empresas em mais de 90 países escolheram os sistemas SAP para mainframe e cliente/servidor para gerenciar funções abrangentes de finanças, manufatura, vendas, distribuição e recursos humanos, essenciais para suas operações. A SAP AG emprega mais de 15000 profissionais e tem escritórios em mais de 50 países. Com uma fatia de 29% no mercado mundial de software corporativo cliente/servidor, a SAP é o fornecedor número um em software aplicativo para negócios e o quarto maior fornecedor independente de software do mundo.

A SAP faturou US$ 3,5 bilhões em 1997, sendo que 80% desse total foi gerado fora da Alemanha.

A SAP Brasil, subsidiária da SAP AG, líder mundial no fornecimento de soluções para gestão empresarial, encerrou o ano de 97 com um faturamento de US$ 73,2 milhões, resultado 159% superior ao mesmo período do ano anterior.

J. D. Edwards

A  J.D. Edwards é uma empresa privada, fundada em 1977 e sediada em Denver, Colorado, EUA. Seu faturamento mundial no ano fiscal de 1996 foi de US$ 478 milhões. Possui escritório no Brasil desde 1993, na cidade de São Paulo. Sua solução OneWorld é composta de uma suíte de módulos de Gestão Empresarial (ERP). A empresa conta com uma equipe de consultoria para identificar as reais necessidades de cada cliente, além de oferecer suporte completo antes, durante e após o processo de decisão. Os produtos J.D. Edwards estão disponíveis em português, inglês, espanhol e outros 12 idiomas. A versão brasileira está totalmente adaptada à nossa legislação contábil e fiscal, permitindo rápida atualização nos casos de alteração.

A  J.D.Edwards conta com mais de 4200 clientes em mais de 90 países, 43 escritórios e mais de 3000 funcionários em todo o mundo, possui uma taxa de crescimento anual maior que 50% desde sua fundação, lucratividade constante e é a terceira empresa mundial no mercado ERP.
Além disso, a J.D.Edwards atende os seguintes segmentos do mercado: manufatura, distribuição e logística; finanças; serviços; arquitetura, engenharia e construção; energia e química; serviço público, governo e educação.

A J.D.Edwards está presente em 16 países, através da sua rede de escritórios, mais de 250 parceiros de negócios em todo o mundo, mantendo seu padrão de excelência em vendas e serviços em todas as regiões em que atua.

Microsiga do Brasil

A Microsiga foi constituída no último trimestre de 1996. O primeiro ano de atividade foi dedicado à reconquista da credibilidade de clientes ativos, que estavam mal implantados e agora, desde maio de 1998, a Microsiga iniciou sua alavancagem comercial, concentrando esforços nas pequenas e médias empresas.

Atualmente, a Microsiga conta com 43 clientes ativos, entre grandes, médios e pequenos, entretanto, sua filosofia de trabalho não se prende à vendas de sistemas ou pedaços do SIGA, se prende unicamente em apresentar uma solução de informatização de acordo com  a realidade de cada empresa. Adota a técnica de fazer um diagnóstico e planejar uma implantação dentro de critérios definidos em conjunto com a direção de cada empresa.

Mercado Fornecedor

Os fornecedores são aqueles que suprem a empresa com: microcomputadores, equipamentos que visam melhorar o desempenho do computador ( placas, cabos, acessórios, etc. ), softwares empresariais (programas voltados ao gerenciamento da organização) e materiais de escritório e informática ( canetas, papéis, formulários, tinta para impressão, disquetes, etc. ).

Parceiros

Nossos fornecedores são nosso maiores parceiros, pois estes  dão toda acessoria para o corpo técnico desta empresa, para o mesmo ser capacitado a ministrar cursos e prestar auxílio técnico aos clientes.

Kalunga

Oferece materiais de escritório e de informática em grande volume, a preços relativamente baixos e em diversas regiões de São Paulo.

Plug Use Computer Warehouse

Empresa que oferece produtos variados na área de informática como jogos, computadores, impressoras, softwares, acessórios e diversos materiais para informática.

WK Sistemas

Empresa especializada em software contábil, oferecendo produtos com qualidade e garantia em relação ao mercado. Oferece softwares para contabilidade fiscal e gerencial, escrita fiscal e ativo imobilizado.

Senior Sistemas

Empresa especializada em softwares de recursos humanos oferecendo produtos com qualidade e garantia em relação ao mercado. Oferece softwares para recursos humanos como folha de pagamento, ponto eletrônico, treinamento, benefícios, cargos e salários, etc.

NorthSoft Sistemas

Empresa especializada em softwares corporativos, oferecendo produtos com qualidade e garantia em relação ao mercado. Oferece softwares para área corporativa como estoque, faturamento, financeiro, produção, etc.

Riscos do Empreendimento

Os riscos do empreendimento foram levantados através de da coleta de informações junto à empresa Pró-Data System’s. Destacaremos a seguir, os mais relevantes.

Tecnologia

O empresário deve estar atento as inovações. O avanço tecnológico na área de informática é muito rápido. Com isso, o empreendedor deve estar sempre investindo em equipamentos, revistas especializadas, cursos, entre outros, visando estar sempre atualizado e oferecer o que existe de melhor e mais moderno ao seu cliente.

Além disso, devido ao fato do serviço ser prestado no próprio local das organizações, o cliente deve investir em seu parque industrial. Isso acarreta uma certa resistência do cliente em adquirir estes serviços, pois além da empresa pagar pelo serviço de consultoria, terá também de pagar pela tecnologia.

Preços

Ao adquirir a consultoria, o investimento inicia por parte do cliente será muito alto que consequentemente, repassará este custo para os seus produtos, atingindo o mercado consumidor e acarretando o possível afastamento dos consumidores, prejudicando assim o empreendimento, pois o cliente não terá mais condições de investir nesta área.

Profissionais

A consultoria procura trabalhar diretamente com o corpo de funcionários de cada setor ou função da empresa. Isso pode acarretar uma resistência por parte dos funcionários, devido a alguns funcionários não possuírem conhecimentos suficientes de informática. Geralmente, o funcionário tem medo, ou seja, receio do próprio computador. Isso dificulta a qualidade do projeto e fatalmente a satisfação do cliente.


Missão e Objetivos do Empreendimento

A finalidade deste capítulo é definir a missão e os objetivos deste empreendimento. Utilizando como base para o desenvolvimento do mesmo a pesquisa de campo centralizada na realização de uma entrevista com a empresa Pró-Data System’s.

Uma organização existe para atingir algum objetivo. A princípio, ela tem um propósito ou missão bem definida, mas ao longo do tempo, esta missão pode tornar-se obscura à medida que a organização cresce, acrescenta novos produtos e mercados. Ou a missão pode permanecer clara, mas alguns administradores podem não mais estar comprometidos com ela; ou pode permanecer clara mas não será a melhor alternativa, dada as novas condições do ambiente.

 Quando a administração sente que a empresa está desviando dos seus objetivos, ela deve indagar-se: “Qual é o nosso negócio?” “Quem é o nosso cliente?” “O que nossos clientes valorizam?”  Estas questões parecem simples, mas estão entre as mais difíceis para uma empresa. Empresas bem sucedidas freqüentemente levantam estas questões e as respondem de maneira cuidadosa e completa.

A administração deve evitar que a sua missão seja muito restrita ou muito ampla. A definição da missão deve ser específica e realista.

Mas a missão só fará sentido se sustentada por objetivos específicos determinados pela organização. A missão da empresa precisa ser traduzida em objetivos detalhados para cada nível de gerência. Cada administrador deve Ter objetivos e ser responsável por alcançá-los.

Apresentaremos à seguir a missão e os objetivos da empresa de consultoria em informática.

Missão da Consultoria em Informática

“Informatizar organizações empresariais, facilitando a interação do ser humano aos processos de gerenciamento.”

Seguindo esta missão, a empresa terá melhor visualização dos componentes da administração sobre os efeitos da informática como ferramenta de auxílio administrativo.

Objetivos da Consultoria em Informática

“Integrar o ser humano e a tecnologia, dominando e desmistificando a informática, promovendo e capacitando administradores, contribuindo assim, para uma administração melhor”.

“Promover verdadeiramente os gerentes à condição de usuários criativos, capazes de utilizar adequadamente estas tecnologias a serviço do desenvolvimento da empresa. A tecnologia deve permear a organização, na criação da chamada cultura de informática”.

“Persistir na busca pela qualidade, atendendo melhor ao cliente e dando ênfase a administração.”

“Possuir profissionais integrados e altamente qualificados, que se destacam por suas habilidades técnicas, inteligência e produtividade, que integrem-se em atividades multidisciplinares complexas, capazes de catalisar decisivamente o aprimoramento de pessoas e organizações.”

Com os objetivos mencionados, a consultoria em informática criará uma “cultura de informática” que irá desmistificar a idéia de que o computador é apenas um elemento de operação e que torna  o ser humano incapaz de pensar, mostrando que ao contrário disso, ele é uma poderosa ferramenta administrativa e proporcionará melhor desenvolvimento para a organização.


Políticas

As políticas representam o impacto das decisões atuais sobre o futuro. Trata de desenhar qual seria o futuro desejado e os caminhos para torná-lo realidade. Apresentaremos a seguir as várias estratégias que serão adotadas pela consultoria em informática.

Políticas Organizacionais

A empresa procura implantar suas políticas organizacionais para atingir seus objetivos gerais.

No caso da consultoria em informática, além de controlar despesa fixas como salários, luz, água, aluguel, benefícios e também diversas despesas variáveis ( impostos, fornecedores, combustível, etc. ), é preciso manter serviços de última geração, tais como Internet, novas técnicas de apresentação, hardware, software entre outros, sempre destinados para a administração.

Além disso, todas as despesas precisam ser rigorosamente planejadas, de acordo com o faturamento para viabilizar o investimento em tecnologia e recursos humanos, pois a empresa não pode fugir de seu objetivo final que é o lucro.

É fundamental a apresentação de um diferencial em relação aos concorrentes, no que se refere a qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

Política de Negócios

Para elaborar uma política de negócios, primeiramente deve-se analisar os mercados: consumidor, fornecedor e concorrente. É preciso possuir capacidade para detectar a necessidade ideal de cada cliente e identificar as falhas dos concorrentes dentro dessas necessidades.

A omissão de um concorrente pode tornar-se em uma oportunidade de negócios; por isso é necessário estar sempre atualizado, buscando avanços tecnológicos, bem como, é imprescindível possuir profissionais capacitados e treinados.

Toda pessoa envolvida neste processo deve estar sempre em busca  de aprimoramento, por taratar-0se de um mercado em constante evolução.

A consultoria em informática está direcionada para o investimento em tecnologia, pessoas e organizações para cumprir a missão de integrar processos de informatização à administração de maneira eficiente e eficaz.

Políticas Funcionais

Área de suporte técnico

Esta área  preocupa-se com os métodos aplicados para a informatização das empresas visando uma perfeita interação entre a informática e a administração.


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o