Home » Artes » Pablo Picasso

Pablo Picasso

O espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973) é considerado um dos mais importantes artistas de todos os tempos, tendo sido a grande influência entre os movimentos e demais artistas da primeira metade do século XX, extremamente original e versátil, Picasso deixou produções de genial qualidade em meios distintos como a pintura, a escultura, a arte gráfica, a cerâmica e o desenho. Seu talento não pode ser reduzido à identificação somente com uma escola ou estilo, tendo ele transitado durante sua vida por várias tendências, fornecendo constantemente inspiração para a vanguarda do século XX.

Foi um dos fundadores do Cubismo, mas sua arte extrapola as fronteiras desse movimento. Entre seus trabalhos há aqueles mais afinados com tendências distintas como o realismo, o surrealismo e o classicismo, sempre filtradas pelo gênio de Picasso. Além disso, num mesmo período costumavam aparecer em suas obras diferentes temas e estilos, mais uma prova de sua originalidade e particularidade que o transformaram no artista mais famoso do século. Picasso começou a pintar ainda criança, desenvolvendo seu talento precocemente.

Picasso

Talvez o começo de sua carreira possa ser considerada uma fase um pouco mais constante, destacando-se o Período Azul (1901- 1904), exemplificado por La Vie, de 1903 - dominado principalmente por pinturas abordando temática social como a pobreza, com predominância de tons azuis - e o Período Rosa (1904- 1906) - com seus tons predominantemente rosas e temas menos austeros como dançarinas e arlequins. Entretanto, duas obras suas do chamado período Rosa, realizadas em 1905 “ A Bela Holandesa “ e “ Mãe e Filho “ já possuem características extremamente contrastantes, relativizando essas definições. Por esse período Picasso já havia se estabelecido em Paris (ano de 1904, após constantes viagens entre Paris e Barcelona desde 1900), relacionando-se com um círculo de artistas que seriam posteriormente conhecidos como grandes nomes da vanguarda. Por exemplo, relacionava-se com Matisse e os Fauves.

A pintura de Cézanne e as esculturas africanas e ibéricas foram as principais influências que, somadas, inspiraram o pintor a realizar uma das obras que é considerada de maior importância para o século XX e precursora do Cubismo: “ Les Demoiselles d’ Avignon “ . A tela começou a ser pintada em 1907, mas o própria artista afirmou que só foi concluído posteriormente. Com suas formas ilógicas de cinco mulheres nuas (prostitutas das ruas de Avignon, em Barcelona) foi considerada incompreensível até mesmo para artistas de sua geração, somente sendo exibida publicamente a partir de 1937. A partir de “ Les Demoiselles d’ Avignon “ desenvolveu suas experimentações cubistas, juntamente com Braque .

Porém, já a partir de 1915, pode ser notado uma maior realismo em suas pinturas. Em 1917, viajou para Roma (com Jean Cocteau), desenhando costumes e cenários para espetáculos da cidade. A partir desse contato com a Itália, a influência da arte clássica em suas obras também cresce. “ Mãe e Criança “, de 1921, é um exemplo de suas inclinações neoclássicas. Entretanto, durante essa mesma época, Picasso também sentia-se inclinado pelo imaginário surrealista, (exemplificado, por exemplo, pela tela “ As três dançarinas “, de 1925) com seus mitos inconscientes e arquétipos, ao mesmo tempo que as formas cubistas também não são totalmente abandonadas em suas obras.

Devemos ter sempre em mente que qualquer tentativa de pontuar as “ fases “ de Picasso é um esforço vão, devido suas oscilações e inúmeras atividades. “ Os três músicos “, de 1921 (em suas duas versões), “ As três garças “ de 1924 e a já citada obra “ As três dançarinas “, de 1925, podem exemplificar a variedade de seu estilo num pequeno intervalo de tempo. “ Guernica “, de 1937, é um de seus trabalhos mais famosos que expressa um violento protesto contra o bombardeio da capital basca de Guernica realizado por alemães durante a guerra civil espanhola. Revela um artista sensível e profundamente envolvido com os problemas de sua época. Na ocasião chega a escrever que um artista “ é ao mesmo tempo um ser político, constantemente alerta para eventos dolorosos, graves ou felizes, a que reage de todas as maneiras “ . É uma obra monumental, extremamente passional e com grande significado simbólico. “ Minotauromaquia “, de 1935, já revela o aumento do interesse de Picasso pelos mitos e pelo simbolismo . As esculturas de Picasso também demonstram grande talento e talvez o mestre poderia ser considerado como um dos grandes escultores do século se a fama de suas pinturas não lhes fizessem sombra.

Além disso, sua dedicação à arte escultórica era esporádica. “ Cabeça de Búfalo, Metamorfose “ é um grande exemplo de seu trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais. Seus trabalhos gráficos são considerados magníficos e possuidores de forte estilo pessoal, como as águas-fortes “ O ateliê do escultor “, de 1933. Também são famosas as suas ilustrações de livros. Quanto às cerâmicas, a partir de 1946 e o fim da guerra, tornou-se uma de suas importantes atividades. Há museus dedicados especialmente à sua obra em Paris e Barcelona, além de trabalhos seus espalhados pelos principais acervos do mundo.


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o