Home » Biologia » Botânica » Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas

Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas

Existem mais de 260 mil espécies de angiospermas. Elas podem ser classificadas em monocotiledôneas e eudicotiledôneas, em função de suas sementes ou de suas flores.

A classificação das angiospermas está passando por modificações, em razão das informações obtidas por pesquisadores, os sistematas. Antes, as angiospermas eram classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas.

A característica que distinguia esses grupos era principalmente a semente. Nela, há um embrião dotado de folhas que recebem o nome de cotilédones. As dicotiledôneas apresentam dois cotilédones, ao passo que as monocotiledôneas têm apenas um.

Atualmente, as angiospermas estão organizadas em três grupos: monocotiledôneas, eudicotiledôneas e dicotiledôneas basais. As monocotiledôneas e as eudicotiledôneas representam 97% das espécies de angiospermas, e as dicotiledôneas basais, apenas 3%. No grupo das dicotiledôneas basais estão, por exemplo, as magnólias, a vitória-régia e a fruta-do-conde.

Principais Diferenças:

Eudicotiledôneas Monocotiledôneas
Muitas são herbáceas, mas predominam as plantas lenhosas: árvores e arbustos. A maioria é herbácea.
Os vasos condutores dispõem-se formando anéis concêntricos no caule. Os vasos condutores dispõem-se de modo irregular no caule.
A raiz costuma ter um eixo central que se ramifica.
Raiz de uma eudicotiledônea

As raízes são fasciculadas.
Raiz de uma monocotiledônea

O caule quase sempre é ramificado. O caule não tem ramificações.
As folhas costumam ter um pecíolo e suas nervuras são ramificadas. As folhas normalmente não apresentam pecíolo e envolvem o caule. Suas nervuras costumam ser paralelas.
A maioria possui quatro ou cinco pétalas e estames (ou múltiplos desses números).
Costumam ter três pétalas e três estames (ou múltiplos de três).


Alguns grupos de eudicotiledôneas de interesse

FAGÁCEAS: Essa família reúne árvores como a azinheira, o sobreiro (produtor de cortiça), a castanheira, a faia e o carvalho.

Grupo das fagáceas - eudicotiledôneas
Bosque de faias e fruto da azinheira.

COMPOSTAS: São ervas e arbustos, alguns aromáticos, como a margarida e o dente-de-leão. Apresentam inflorescências, constituídas por minúsculas flores.

ROSÁCEAS: Incluem árvores e arbustos frutíferos, como macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, cerejeira, amendoeira e roseira. Suas flores têm cinco pétalas nas espécies silvestres.

As rosas são eudicotiledôneas
Roseira silvestre e flores de amendoeira.

CRUCÍFERAS: Suas flores têm quatro pétalas. Incluem muitas espécies herbáceas silvestres, algumas comestíveis, como a couve, a couve-flor e o rabanete.

LEGUMINOSAS: São herbáceas, arbustivas ou arbóreas, como feijão, ervilha, trevo e soja. Sua flor apresenta simetria bilateral e seu fruto é uma vagem. Podem viver em solos pobres em nitrogênio, pois suas raízes associam-se a bactérias fixadoras de nitrogênio.

Flores de ervilha
Flores de ervilha.


Alguns grupos de monocotiledôneas de interesse

LILIÁCEAS: A maioria é formada de ervas, frequentemente com bulbos. Sua flor tem três pétalas ou múltiplos de três. Incluem as açucenas, os lírios, a tulipa, o alho e a cebola.

Grupo das liliáceas - monocotiledôneas
Cebola.

PALMÁCEAS: Formam um caule cilíndrico que não possui ramos vegetativos; apresenta cicatrizes deixadas pela queda de suas grandes folhas. Exemplos: coqueiros, palmeiras e palmiteiros.

GRAMÍNEAS: Suas flores são bastante modificadas e formam espigas. Incluem os cereais (como trigo e cevada) e um grande número de plantas silvestres, normalmente herbáceas e com caule oco, como o bambu.

ORQUIDÁCEAS: São herbáceas com flores frequentemente muito chamativas. Apresentam adaptações que atraem insetos. Algumas até mesmo simulam insetos fêmeas e conseguem atrair machos que as polinizam.

Orquídea
Orquídea semelhante a uma abelha.


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o