Home » Biologia » Corpo Humano » Audição

Audição

O pavilhão auricular é um órgão que capta os estímulos sonoros e auxilia na audição. Esses estímulos, na realidade, são variações de pressão no ar, percebidos graças a mecanorreceptores conectados com neurônios. Os peixes não têm pavilhão auricular, mas apresentam linha lateral, dotada dos mesmos tipos de receptores. A linha lateral é um estreito canal longitudinal protegido por escamas e repleto de células e terminações sensoriais; essa estrutura capta as vibrações da água.

A audição é exclusiva dos vertebrados tetrápodes: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. As aves não têm pavilhão auricular, mas sua capacidade auditiva é maior que a do ser humano.

Além de sua função auditiva, as orelhas também têm uma função relacionada ao equilíbrio. Em todos os vertebrados existem canais semicirculares, que informam sobre a posição do corpo.


A Orelha Humana

O ouvido, atualmente denominado orelha, é um complexo órgão sensorial relacionado a dois sentidos: a audição e o equilíbrio. Os receptores especializados na captação de estímulos mecânicos permitem detectar sons e analisar a posição do corpo.

A orelha e os sons

A orelha humana é bem desenvolvida e permite ao homem distinguir as qualidades do som (seu timbre, seu tom e seu volume) e sua direção (a posição no espaço da fonte emissora).

Nem todos os sons são percebidos pela orelha humana, que é capaz de detectar frequências compreendidas entre 20 Hz e 20 mil Hz.

Os sons com frequências maiores que as detectadas pelo ser humano são os ultrassons. Podem ser captados por alguns animais (cães, golfinhos ou morcegos).

Da mesma forma, os sons extremamente graves, inferiores a 20 Hz, não são captados pela orelha humana, mas apenas por outros animais, como as baleias.

Anatomia da orelha

Na orelha, distinguem-se três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

A orelha e a audição humana

A orelha externa compreende o pavilhão auditivo e o meato acústico externo. O pavilhão auditivo, popularmente conhecido como orelha, é a única parte que não se encontra protegida pelo crânio.

A orelha média inclui a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo).

A orelha interna é formada pela cóclea e pelos canais semicirculares, estruturas que abrigam os receptores auditivos e os do equilíbrio, Essas estruturas têm nen/os ligados ao encéfalo.

A orelha média comunica-se com a faringe pela tuba auditiva, antes denominada trompa de Eustáquio. Isso permite manter a mesma pressão de ambos os lados da membrana timpânica.


Veja outros sentidos:


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o