Home Biologia > Ecologia > Biodiversidade

Biodiversidade

Biodiversidade é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, incluindo ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, além dos complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Publicidade

Um patrimônio natural

A biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, refere-se à variedade de espécies, comunidades e funções ecológicas desenvolvidas pelos microrganismos encontradas no planeta. Os integrantes dessas espécies agrupam-se em biomas, que são comunidades de seres vivos características de uma região climática.

Toda essa gama é fundamental para o equilíbrio e a estabilidade dos ecossistemas na natureza, impulsionando e diversificando os mais diferentes hábitats para o uso comercial, como as atividades agrícolas, pesqueiras, pecuárias, florestais e mais recentemente a biotecnologia.

Publicidade

Biodiversidade

A diversidade biológica contribui para o desenvolvimento social, econômico, genético, cultural, científico e educacional, entre outros benefícios.

No Brasil se encontra uma megadiversidade biológica, que abrange diferentes ecossistemas e faixas de transição ou fronteiras zonais com espécies exclusivas dessas zonas. Não por acaso, o país sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992.

A disposição dessa diversidade brasileira forma um grande patrimônio natural, em que se destacam os ecossistemas costeiros, a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e a Amazônia.

Por: Paulo Magno Torres