O DNA

Também chamado de ácido desoxirribonucleico, o DNA é o gene que determina os caracteres hereditários dos seres vivos e os transmite de geração a geração.

Essa "molécula da vida" é encontrada no núcleo das células e armazena a informação necessária para o funcionamento e o desenvolvimento do ser vivo. A mensagem genética pode passar à descendência graças à autoduplicação do DNA, capaz de tirar cópias exatas de si mesmo.

Estrutura

Na molécula de DNA são encontradas a adenina, a guanina, a citosina e a timina. Como a pentose é sempre a desoxirribose, duas moléculas de DNA diferem entre si pela sequência de bases ao longo de seu fila­mento. A sequência específica de bases forma a mensa­gem genética, que determinará a coleção de proteínas e influenciará as características do organismo.

Os cientistas Francis Crick, Maurice Wilkins (britânicos) e James Watson (norte-americano) em suas pesquisas determinaram a estrutura mole­cular do DNA, conhecida como modelo da dupla hélice: a molécula de DNA é representada por dois filamen­tos formados por muitos nucleotídeos e torcidos em helíce no espaço, ligados um ao outro pelas bases nitrogenadas (figura abaixo). A ligação entre as bases é feita por meio de pontes de hidrogênio, atrações frágeis que se formam apenas quando um hidrogênio está ligado a um átomo eletronegativo e se aproxima de outro átomo também negativo (oxigênio ou nitrogênio).

Molécula de DNA

Observando o modelo da molécula de DNA, nota­mos que a timina se liga sempre à adenina, e a citosina está sempre ligada à guanina. Por causa desse emparelhamento obrigatório, a sequência de bases de um filamen­to determina a seqüência do outro. Se em um filamento houver a sequência AATCCATGT, no outro será de TTAGGTACA. É importante ressaltar que os dois filamentos que compõem a molécula não são iguais, mas complementares.

A duplicação do DNA

Por um processo chamado de semiconservativo o DNA se duplica. Sob a ação da enzima DNA - polimerase, ocorre a separa­ção das duas ca­deias devido a quebra das pontes de hidrogênio. No mesmo instante, através do encadeamento de novos nucleotídeos cada cadeia vai completando a sua cadeia comple­mentar. Com isso, formam-se duas novas cadeias que conser­vam, na estrutura, uma metade da molécula-mãe; por isso tem o nome de semiconservativa, devido a tal forma de duplicação.

Duplicação do DNA

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o