Reinos

Reino Animal

O reino animal ou animalia engloba a maior quantidade de espécies de seres vivos. Os cientistas descreveram cerca de 1 milhão de espécies diferentes, mas sabe-se que há uma imensa quantidade ainda desconhecida.

Características do reino animal

Ao contrário das plantas que são autótrofas e produzem seu próprio alimento utilizando a luz do Sol, os animais são heterótrofos e tomam seu alimento do meio externo. Animais, dessa forma, nutrem-se de plantas ou de outros animais que tenham comido plantas; têm assim acesso à matéria orgânica produzida nos vegetais.

Para explorar seu ambiente e conseguir alimento, a maioria dos animais possui sistemas locomotores. Mesmo seres fixos, como as esponjas (que durante muito tempo foram consideradas vegetais), promovem no interior de seu corpo correntes de água; isso permite que partículas alimentares sejam constantemente trazidas até o animal.

Uma eficiente “pesquisa” do ambiente exige também a presença de órgãos dos sentidos, capazes de recolherem as informações químicas, tácteis, luminosas e vibráteis do meio. À medida que os animais se tomam mais complexos, seus sistemas sensoriais também se sofisticam.

Fica claro ainda que surge a necessidade de uma coordenação, que permita ligar a informação recolhida pelos órgãos dos sentidos aos sistemas de locomoção, propiciando assim a captura do alimento ou a fuga de predadores. A coordenação nos animais é efetuada pelos sistemas nervoso e hormonal.

Todos os animais, além disso, precisam digerir o que comem, realizar trocas de gases para permitir a respiração celular e eliminar substâncias tóxicas do metabolismo por meio da excreção. Em conjunto, essas funções permitem que o animal se mantenha vivo.

Quanto ao aspecto reprodutivo, podemos encontrar espécies dioicas, com sexos separados, ou espécies monoicas (hermafroditas) com os dois sexos no mesmo organismo. A reprodução pode ser de forma sexuada, possibilitando maior variabilidade genética, ou assexuada.

Uma importante característica da maioria dos animais é a presença de um sistema nervoso, que permite a integração entre as diversas partes do corpo e uma melhor relação com o ambiente. As esponjas, entretanto, não possuem sistema nervoso.

A maioria dos animais apresenta simetria. A maior parte tem simetria bilateral, como o ser humano; há, no entanto, animais com simetria radial, como as medusas, a anêmona-do-mar e as estrelas-do-mar.

Podemos dividir os animais, didaticamente, em dois grupos: invertebrados, desprovidos de coluna vertebral, e vertebrados, providos de coluna vertebral. Embora os animais invertebrados não sejam tão conhecidos como os vertebrados, são encontrados na natureza em maior número e diversidade de espécies.

Os filos do reino animal

O Reino Animal está representado por 9 grandes filos, suas características gerais e alguns de seus representantes mais comuns podem ser vistos na lista abaixo.

PORÍFEROS

Os poríferos, representados pelas esponjas, são os animais mais simples, apresentam o corpo em forma de barril e todo cheio de poros. São animais filtradores, sésseis (fixos), sendo a maioria marinha e com enorme variedade de tamanho e cores. Apresentam simetria radial e podem se reproduzir de forma sexuada e assexuada. Não apresentam cavidade digestiva.

Esponjas no mar.
As esponjas são poríferos filtradores.

CNIDÁRIOS

Os cnidários, também chamados de celenterados, são representados pelas águas-vivas, caravelas e pelos corais, sendo encontrados em ambientes marinhos ou de água doce. Apresentam duas formas básicas, a medusa, livre natante, e o pólipo, séssil. Possuem uma estrutura chamada cnidoblasto que serve para defesa ou captura de alimentos. São os primeiros animais a apresentar uma cavidade digestiva. A simetria é radial e podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.

Anêmona.
A anêmona é um cnidário que possui tentáculos venenosos para captura de suas presas.

PLATELMINTOS

Os platelmintos são animais de corpo achatado sendo seus principais representantes a planária, a tênia e o esquistossomo. Podem ser de vida livre, como a planária, ou parasitas, como a tênia e o esquistossomo. São encontrados em ambientes terrestres, aquáticos ou no interior de um hospedeiro. Possuem simetria bilateral e sistema digestório incompleto. A reprodução pode ser sexuada e assexuada.

Tênia.
Tênia, platelminto parasita.

NEMATELMINTOS

Os nematelmintos apresentam o corpo cilíndrico, alongado e com as extremidades afiladas. Podem ser de vida livre ou parasitas, como a lombriga, um parasita intestinal. São encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos. Apresentam simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca e ânus. São animais dioicos e se reproduzem sexuadamente.

Ascaris.
Nos nematelmintos encontramos o Ascaris, um parasita humano.

ANELÍDEOS

Os anelídeos, como o próprio nome já diz, apresentam o corpo cilíndrico e dividido em anéis. Seus representantes são as minhocas e as sanguessugas. Podem habitar locais aquáticos (marinhos ou de água doce) e terrestres. A maioria apresenta vida livre e poucos são parasitas, como a sanguessuga. A simetria é bilateral e o sistema digestório é completo. Quanto à reprodução, há representantes dioicos e monoicos que se reproduzem de forma sexuada.

Minhoca.
Nos anelídeos, a minhoca apresenta importância na fertilização do solo.

MOLUSCOS

Os moluscos são animais de corpo mole e muitos organismos apresentam uma concha calcária para a proteção. Seus representantes são encontrados em ambientes marinhos (polvo, lula e sépia), água doce (caramujos) e terrestres (caracol e lesma). O sistema digestório é completo e a simetria é bilateral. Os animais podem ser dioicos e monoicos e realizam reprodução sexuada.

Caracol.
Os moluscos como o caracol apresentam o corpo mole.

ARTRÓPODES

Os artrópodes representam o maior grupo de animais entre invertebrados e vertebrados com mais de um milhão de espécies. Apresentam o corpo recoberto por exoesqueleto quitinoso, que oferece uma grande proteção. Possuem também patas articuladas que possibilitam ótima locomoção e são animais encontrados em ambientes marinhos, dulcícolas (água doce) e terrestres.

Em razão da grande diversidade de espécies que o grupo apresenta, podemos encontrar uma grande variedade de hábitos alimentares com espécies de predadores, herbívoros e parasitas. O sistema digestório é completo, apresentando boca e ânus. Quanto ao aspecto reprodutivo, a grande maioria é dioica e se reproduz de forma sexuada. A simetria dos artrópodes é bilateral.

Os principais representantes dos artrópodes são: insetos (gafanhotos, grilos, baratas, moscas, mosquitos e borboletas); aracnídeos (aranhas e escorpiões); crustáceos (camarão, siri, lagosta); quilópodes (lacraias); diplópodes (piolho-de-cobra).

Foto de um gafanhoto.
Nos artrópodes, com patas articuladas, encontramos os insetos.

EQUINODERMOS

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, com endoesqueleto calcário e muitos espinhos na pele. Seus principais representantes são: estrela do mar, ouriço-do-mar, lírio-do-mar e pepino-do-mar. Apre- sentam simetria radial, com exceção dos pepinos-do-mar que apresentam simetria bilateral.

Quanto à reprodução são animais dioicos e se reproduzem sexuadamente. O sistema digestório dos equinodermos é completo. O grupo apresenta uma característica exclusiva, o sistema ambulacral ou hidrovascular, com grande importância na locomoção.

Foto de uma estrela-do-mar.
Os equinodermos são representados pela estrela-do-mar.

CORDADOS

Alguns cordados, denominados vertebrados, têm um esqueleto interno com coluna vertebral e crânio. Todos apresentam sistema digestório completo, com boca e ânus e, também, simetria bilateral. Observa-se também entre esses animais um grande desenvolvimento do sistema nervoso. São representados por peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Foto de dois leões.
O leão é um mamífero placentário.

Veja também: