Home Como Fazer > Como Fazer Trabalho Escolar

Como Fazer Trabalho Escolar

Um trabalho escolar ou acadêmico é um texto expositivo produzido como resultado de uma investigação intelectual.

De acordo com sua finalidade, esses trabalhos podem tratar de temas diversos: a fauna de uma determinada região, a arte de uma época histórica, a produção literária de um autor etc.

Publicidade

No meio universitário temos a monografia, que tem a finalidade de levantar novas hipóteses que sirvam para ampliar as fronteiras da investigação sobre um tema.

Sempre que se elabora um trabalho, devem-se obter e selecionar as informações para apresentá-las e analisá-las em uma ordem coerente.

Como elaborar um trabalho escolar ou acadêmico

Para elaborar um trabalho, é necessário seguir alguns passos:

Publicidade

1. Elaborar o anteprojeto, no qual se apresentará a escolha dos assuntos e a delimitação do tema da pesquisa. Justifica-se e fundamenta-se a escolha do tema; definem-se o problema, as hipóteses e os objetivos do trabalho; apresentam-se a metodologia da pesquisa e o tratamento das informações pesquisadas.

Livros para o trabalho escolar2. Documentar, ou seja, reunir informações sobre o tema a ser tratado. As principais fontes de informação são as enciclopédias, as revistas e os sites especializados, além dos livros dedicados ao estudo de um determinado tema. Convém reunir em fichas a informação obtida.

3. Analisar e selecionar as informações obtidas, levando sempre em conta o objetivo do trabalho e o enfoque a ser dado ao tema.

4. Elaborar um esquema ou roteiro, no qual se estabeleçam e hierarquizem os diferentes parágrafos em que se vai organizar e agrupar as informações, Normalmente, em todo trabalho identificam-se três grandes blocos:

  • Introdução, que apresenta o título e o objetivo do trabalho, o método seguido para realizá-lo e a forma como as informações serão organizadas.
  • Desenvolvimento, constituído pela exposição ordenada dos conteúdos. Frequentemente, as informações são divididas em capítulos ou parágrafos.
  • Conclusão, na qual o autor resume as ideias expostas e analisa os resultados obtidos.

5. Redigir o trabalho, corrigi-lo e passá-lo a limpo, cuidando da apresentação. Os trabalhos devem ser apresentados sem rasuras. No Brasil, a formatação do espaço entre as linhas, as margens, a inserção de notas e os destaques do texto seguem as normas estabelecidas pela (ABNT) Associação Brasileira de Normas Técnicas, havendo, porém, algumas diferenças nos padrões conforme a instituição de ensino onde o trabalho escolar será apresentado. Em geral, cabe ao professor responsável orientar o aluno na elaboração do trabalho e informá-lo sobre os padrões adotados pela instituição.

6. Elaborar um sumário no início do trabalho. Nele devem aparecer os títulos dos capítulos e das seções, além da página inicial correspondente.

7. Apresentar a bibliografia no final do trabalho, ou seja, a relação dos livros e demais materiais consultados para a realização do trabalho. Na citação de cada livro devem aparecer os seguintes dados: sobrenome e nome do autor, nome da obra, local de edição, editora e ano de publicação.

Por: Arnaldo V. Nascimento

Veja também como fazer: