Home Curiosidades > Ano Bissexto

Ano Bissexto

O ano bissexto é o que possui um dia a mais do que os outros anos que possuem 365 dias. No nosso calendário atual, o calendário gregoriano, este é um dia extra contado a cada quatro anos, sendo incluído sempre no mês de fevereiro, este que passa a contar com 29 dias.

O ano bissexto acontece pois o ano calendário que é tradicionalmente utilizado conta com uma diferença com relação aos anos solares. Enquanto que no calendário tradicional o ano dura em torno de 365 dias para se completar, no calendário solar ele dura 365,25 dias.

A diferença de 0,25 corresponde a uma fração de um quarto de dia. Por isso a cada quatro anos temos uma diferença de um dia em relação aos calendários convencionais e calendários solares. Este é o dia justamente que caracteriza o ano bissexto.

Data do ano bissexto, 29 de fevereiro.

A origem deste nome

O ano bissexto teve início no Egito antigo, nos anos de 238 a.C. Em 45 a.C. foi o imperador Júlio César quem trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente.

Júlio César acabou escolhendo o mês de fevereiro para adicionar um dia porque além de ser o mês mais curto do ano com 28 dias, era também o último mês do ano entre os romanos, e que por eles era considerado como um mês negativo. O aumento dos dias se deu por motivos supersticiosos.

Como realizar o cálculo do ano bissexto?

Saiba que a partir da introdução do calendário Gregoriano foram adotadas algumas regras, como por exemplo:

Todo o ano que é divisível por quatro é um ano bissexto.

Todo o ano que for divisível por 100 não é um ano bissexto.

Em contrapartida se o ano for também dividido por 400 este é um ano bissexto.

Existem outras formas de contar o tempo, por exemplo, os chineses, baseiam o seu calendário através dos movimentos lunares, e dividem este tempo em ciclos de 60 anos. Em contrapartida o calendário gregoriano acabou sendo escolhido para ser universal, e ainda reconhecido por todos os países do mundo.

Por: Gabriele Ferreira