Home » Doenças » Doenças causadas por fungos

Doenças causadas por fungos

Por serem heterotróficos, os fungos obtêm alimento a partir de outros seres vivos. Alguns deles instalam-se no corpo de animais e vegetais ainda vivos, e atuam como parasitas, podendo causar-lhes doenças.

Fungos parasitas, quando atacam os vegetais, causam sérios prejuízos nas colheitas de verduras, frutos, legumes e cereais. No campo, a dispersão dos esporos pelo vento é muito grande e, muitas vezes, culturas inteiras são perdidas. Eles podem desenvolver-se também em cereais que ficam armazenados, por exemplo, milho, amendoim, soja e outros, produzindo substâncias potencialmente tóxicas que atacam as células do fígado, podendo, inclusive, causar o câncer. Cabe ao governo um controle rígido sobre os alimentos que serão comercializados, para verificar o nível de toxicidade.

Ferrugem nas folhas de café
Ferrugem nas folhas provocadas por fungos.

A ferrugem do café, a podridão da batata e o carvão dos cereais são exemplos de micoses causadas nos vegetais por fungos parasitas.

Os fungos são responsáveis por micoses nos animais, inclusive no homem. As mais comuns são aquelas que afetam a pele, as unhas e os cabelos. Os locais preferidos por eles são as dobras do corpo, por serem regiões mais quentes e úmidas. No caso das unhas, as micoses ocorrem devido ao acúmulo de umidade.

Micose causada por fungo As micoses mais comuns são as frieiras, também conhecidas por pé-de-atleta, infecção muito comum entre os dedos dos pés, quando eles ficam úmidos e abafados, devido ao uso prolongado de calçados fechados, principalmente do tipo tênis. Elas causam vermelhidão, coceira e rachaduras.

A candidíase é uma micose causada pelo fungo Candida albicans. Nos bebês, ela provoca manchas esbranquiçadas que se espalham por todo o interior da boca, sendo conhecida também por "sapinho". Nas mulheres, é uma infecção muito freqüente na vagina, provocando prurido (coceira) e presença de um corrimento esbranquiçado.

Alguns fatores físicos podem favorecer o desenvolvimento das micoses, por exemplo: umidade; calor; baixa imunidade, devido a alguma doença ou desnutrição; uso prolongado de substâncias; como os antibióticos, que alteram o equilíbrio da pele; e a falta de higiene corporal adequada. Todas essas situações são ideais para que os fungos se instalem e se reproduzam em nosso corpo, provocando as micoses.

A seguir estão algumas dicas que nos ajudam a ficar livres de doenças causadas por fungos:

  • Evitar andar descalço, principalmente em pisos úmidos ou públicos, como vestiários de piscinas;
  • Na praia, usar sempre chinelo;
  • Não usar toalhas ou calçados de outras pessoas;
  • Evitar usar o mesmo sapato por dias seguidos; as meias devem ser trocadas diariamente. Não usá-las sem, antes, lavá-las;
  • Ao sair do banho, enxugar-se bem, principalmente onde há dobras e entre os dedos;
  • Usar roupas íntimas, de preferência, de algodão, pois as fibras sintéticas retêm o suor;
  • Quando for ao manicuro ou pedicuro, levar seu próprio material. Caso contrário, certificar-se de que o material usado pelo profissional está todo devidamente esterilizado;
  • Evitar ficar por muito tempo, com roupas de banho molhadas.

Além das micoses, os fungos podem provocar irritações no sistema respiratório, que vão desde alergias simples, rinites e bronquites até asma, doença que se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, provocando dificuldade respiratória. Essas doenças são provocadas pelos esporos de diferentes tipos de fungos presentes na poeira que se acumula em carpetes, tapetes, cortinas e condiciona-dores de ar. É por isso que nossas casas devem ser arejadas, ensolaradas e limpas.

Por: Renan Roberto Bardine


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o