Doenças

Doenças Degenerativas

Uma doença é classificada como degenerativa quando modifica o funcionamento de células, tecidos, órgãos ou sistemas do corpo humano. Essas doenças são cada vez mais comuns mundialmente e são assim conhecidas porque causam a degeneração progressiva do organismo como um todo.

As doenças degenerativas são crônicas, não transmissíveis e algumas não têm causa conhecida. Sabe-se, no entanto, que muitas delas são multifatoriais, ou seja, causadas por um grupo de fatores, como tabagismo, excesso de peso corporal, má alimentação, vida sedentária, predisposição genética e alcoolismo. A Medicina moderna já dispõe de tratamentos, porém, a cura para tais enfermidades ainda não existe.

Veja a seguir alguns tipos e exemplos de doenças degenerativas.

Câncer

O câncer é uma doença causada pela proliferação desordenada de células que sofreram mutações genéticas. Tais modificações nas células prejudicam o sistema de controle de divisão celular, fazendo com que a célula cresça e se multiplique sem limites. Essas células, então, aglomeram-se, formando um tumor, que é considerado maligno quando causa danos ao organismo.

Além daqueles já citados, existem outros fatores relacionados ao surgimento do câncer, como a exposição frequente aos raios solares e outros tipos de radiação, contato com agentes químicos (benzeno, aminas) e alguns microrganismos, como o HPV e o vírus Epstein-Bar.

Quando não combatido de forma adequada e, de preferência, precoce, o câncer pode levar o indivíduo à morte.

Diabetes

O diabetes melito é uma doença caracterizada pelo aumento da taxa de glicose no sangue. O distúrbio é causado por uma deficiência de produção ou absorção da insulina, hormônio responsável pela quebra de moléculas de glicose para que seja utilizada pelas células para produzir energia.

Existem 4 tipos de diabetes:

  • Tipo I (ou diabetes juvenil): desenvolve-se antes dos 40 anos e tem como causa a carência de produção de insulina pelo pâncreas.
  • Tipo II (ou diabetes tardio): o indivíduo apresenta níveis praticamente normais de insulina, mas o número de receptores do hormônio nas membranas das células é reduzido, diminuindo a capacidade de absorver glicose.
  • Diabetes gestacional: se manifesta durante o período de gravidez e, geralmente, está associada ao ganho excessivo de peso da mulher.
  • Diabetes relacionada a outros fatores, como uso de determinados medicamentos e doenças pancreáticas.

Hipertensão arterial

Conhecida popularmente como pressão alta, a doença está associada à pressão exercida pelo sangue para circular pelo corpo. A elevação da pressão é provocada, comumente, por estresse emocional, má alimentação e vida sedentária.

Inicialmente, a doença não apresenta sintomas, por isso, é muito importante que seja feita a medição regular da pressão arterial. Alguns hipertensos, entretanto, podem apresentar alguns sinais, como dores de cabeça, tontura, formigamento e dor no peito.

O quadro clínico pode ser controlado com medicamentos, atividade física recomendada por um médico especialista, dieta balanceada (livre de gorduras e sal) e relaxamento. Esse controle é fundamental, pois pessoas hipertensas têm mais propensão a ataques cardíacos, derrames e distúrbios renais.

Doenças neurodegenerativas

As doenças neurogenerativas se caracterizam pela morte precoce, excessiva e progressiva de neurônios em determinadas áreas do cérebro. Por afetar as células do sistema nervoso, os portadores dessas doenças perdem suas capacidades cognitivas (linguagem, memória, raciocínio, atenção, percepção) bem como suas funções motoras e fisiológicas.

Veja alguns exemplos:

Mal de Alzheimer

Doença neurodegenerativa mais comum, afeta mais mulheres do que homens.  Pessoas acometidas pela doença perdem neurônios encefálicos, assim, ao passo que o distúrbio progride, o encéfalo se torna menor e mais leve.

Inicialmente, os portadores da doença apresentam perda temporária de memória e se tornam incapazes de tomar decisões. Os sintomas tendem a se agravar com a progressão do distúrbio, assim, a absorção de informações novas se torna cada vez mais difícil e nos últimos estágios o portador perde completamente a capacidade de aprender, falar e controlar várias funções do corpo.

Mal de Parkinson

A principal característica da doença são os tremores corporais voluntários, seguida da rigidez de tronco e membros, dificuldade e lentidão para falar e se locomover. Os indivíduos afetados pela doença apresentam alterações nos neurônios de importantes áreas motoras do cérebro, com uma diminuição acentuada na quantidade de dopamina, neurotransmissor produzido nessas regiões.

Coreia de Huntington

Doença hereditária provocada por uma mutação gênica autossômica dominante. Os principais sintomas da doença são demência, rigidez do corpo e movimentos corporais descompensados. É muito mais rara dos que os males de Alzheimer e Parkinson.

Uma ótima maneira de prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças degenerativas é manter hábitos saudáveis de vida, principalmente:

  • Adotar uma dieta equilibrada, sem excessos de açúcares, gorduras saturadas e outros compostos que trazem prejuízos ao organismo.
  • Praticar atividades físicas diária e regularmente.
  • Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Referências bibliográficas

AMABIS, José Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia volume 2. São Paulo: Moderna, 2004.
http://www.maeterra.com.br/site/biblioteca/Obesidade-OPAS.pdf

Por: Mayara Lopes Cardoso

Veja também: