Home / Economia / PIB ou PNB?

PIB ou PNB?

Uma das confusões em torno do PIB é a que mistura taxas trimestrais de crescimento, divulgadas periodicamente pelo IBGE com taxas anuais. A taxa trimestral mede o crescimento do PIB num trimestre em relação ao trimestre anterior e se constitui na ma medida mais aproximada de velocidade corrente de crescimento do PIB. Essa taxa é anualizada, ou seja, indica o quanto o PIB cresceria no ano todo se sua velocidade de expansão continuasse a mesma. Para se evitar confusões no tratamento das variações do PIB deve-se sempre tomar a base inicial da medida como 100, e aplicar sobre ela os índices de crescimento divulgados. Isso permite visualizar corretamente o fenômeno em curso.

Outra confusões se dá entre os conceitos de Produto Interno Bruto – PIB e Produto Nacional Bruto – PNB. Nos Estados Unidos, o conceito preferido é o de PNB, e por isso ele aparece nos principais livros de macroeconomia. Na Grã Bretanha e no Brasil , é mais usado o PIB.

Qual a diferença entre os dois conceitos? O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior, daí o qualificativo de “interno.” O PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países, daí o qualificativo “nacional.”

No caso do Brasil, o PNB é menor do que o PIB porque uma parcela da ordem de 3 por cento do PIB brasileiro não é usufruída por brasileiros e sim enviada ao exterior na forma de lucros, dividendos e juros do capital estrangeiro. Assim, a renda interna bruta é de fato menor do que PIB. Nos Estados Unidos, ao contrário, o PNB é maior do que PIB porque as rendas obtidas pels empresas americanas no exterior e enviadas aos Estados Unidos na na forma de remessa de lucros e dividendos, são consideradas parte do PNB americano. Portanto: O PIB, descontado dessa renda enviada ao exterior, ou somado à renda recebida do exterior é chamado PNB. O conceito de PNB, por esse motivo, está mais próximo ao conceito de Renda Nacional. O Produto Nacional Bruto , descontadas as perdas por depreciação, é exatamente igual à Renda Nacional Líquida. Assim:

PIB

– Renda enviada ao exterior
+ Renda recebida do exterior
= PNB
– Depreciação
= Produto Nacional Líquido = Renda Nacional Liquida.
Renda Nacional Líquida/População = renda per capita.

Renda Per Capita:

Resultado da divisão do montante total da renda tributável pelo número de pessoas, em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento de um país.

Autoria: Jussara Faustino

Veja também:

Veja também

Produtos de Captação – Mercado Bancário

As modernas instituições financeiras criaram o conceito de mesa de operações, onde centralizam a maioria ...