Home / Educação Física / História da Copa do Mundo

História da Copa do Mundo

Nenhum outro evento esportivo chama tanto a atenção das pessoas como a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Desde sua primeira edição no Uruguai, em 1930, a competição da FIFA vem crescendo em prestígio e popularidade.

Um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920 pelo inovador Jules Rimet, teve a ideia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais. A taça de ouro original levava o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930 antes da Segunda Guerra Mundial interromper o campeonato por doze anos.

Quando foi retomada, a Copa do Mundo da FIFA avançou rapidamente até alcançar o status de maior evento esportivo de modalidade única do mundo moderno. Sediada na Europa e na América sucessivamente desde 1958, a Copa do Mundo atingiu mais um nível quando o Comitê Executivo decidiu, em maio de 1996, que a Coreia e o Japão seriam os anfitriões da edição de 2002.

Desde 1930, as 18 edições do torneio tiveram apenas sete vencedores diferentes. No entanto, a Copa do Mundo da FIFA também foi marcada por momentos dramáticos que ajudaram a escrever a história do futebol: a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra em 1950, a derrota da Itália para a Coreia do Norte em 1966, a ascensão de Camarões nos anos 1980 e sua vitória sobre a Argentina, defensora do título, em 1990….

Atualmente, a Copa do Mundo consegue hipnotizar todo o público do planeta. O torneio realizado na Alemanha em 2006 atraiu uma audiência de mais de 3 bilhões de pessoas, das quais aproximadamente 1,3 bilhões assistiram a final. Mais de 2,7 milhões de pessoas lotaram os estádios franceses nas 64 partidas.

No entanto, depois de todos esses anos e de muitas mudanças, o principal centro das atenções da Copa do Mundo da FIFA continua sendo o mesmo: a reluzente taça de ouro que personifica as aspirações de todos os jogadores.

Autoria: Flávio Viena Florentini

Veja também:

Veja também

edfisica

A Formação em Educação Física

Informações sobre o Currículo de Graduação O Curso de Licenciatura em Educação Física já conviveu ...

Comentários