Home » Física » Mecânica » Força Intensidade e Estática

Força Intensidade e Estática

A Força

Força é uma ação capaz de colocar um corpo em movimento, de modificar o movimento de um corpo e de deformar um corpo. Uma força é formada pelos seguintes elementos (características):

  • ponto de aplicação: é a parte do corpo onde a força atua diretamente.
  • sentido: é a orientação que tem a força na direção (esq, dir, cima, baixo);
  • direção: é a linha de atuação da força (horizontal, vertical, diagonal.);
  • intensidade: é o valor da força aplicada.

 
A intensidade

Os aparelhos usados para medir a intensidade da força são chamados dinamômetros. A intensidade da força pode ser medida em quilograma-força ou em Newton. O quilograma-força (kgf) mede a intensidade da força de gravidade que atua em 1 kg de massa do corpo em determinadas condições: a 45° de latitude e ao nível do mar. Na prática, 1 kgf é igual ao peso de um litro de água. O newton (N) é a unidade de força do Sistema Internacional de Unidades. A relação entre quilograma-força e newton é: 1kgf = 9.8 N.

Sistemas de forças é a reunião de duas ou mais forças atuando sobre um  mesmo  corpo. A força que produz o mesmo efeito que todas as outras juntas chama-se resultante.

a) forças de mesma direção e mesmos sentidos: A intensidade da resultante é igual à soma das intensidades das forças componentes. A direção e o sentido permanecem os mesmos.

b) forças de mesma direção e sentidos opostos: A intensidade da resultante é igual à diferença entre as intensidades das forças componentes. A direção é a mesma e o sentido é o da maior força componente.

c) forças agindo em direções diferentes: quando duas forças agindo no mesmo ponto, formam um ângulo entre si, determina-se a resultante construindo um paralelogramo de forças e a resultante é a diagonal. As forças são representadas numa  escala  de  1cm/10N.  Quando  são  mais  de  duas  forças,  calcula-se  primeiro  de  duas, a resultante calcula-se com a terceira, a nova resultante com a quarta, e assim por  diante. A  última  resultante encontrada é a resultante representativa do sistema.

d) quando as forças são paralelas e em sentido diferente, a resultante  é  igual a  diferença  das forças  e  tem  o sentido da maior soma de forças. Quando o sentido também é o mesmo, a resultante é a soma das forças.


A estática

A estática é a parte da mecânica  que estuda  as  forças  que  atuam  sobre  os  corpos  em  repouso  e  parte  da possibilidade de se efetivar a combinação (composição)  de  forças,  da  mesma  maneira  que  se  faz  com  as velocidades. Sejam consideradas as forças P1 e P2 e a  resultante destas  R,  todas  elas  agindo  sobre um  ponto material em repouso.

Para que o ponto material permaneça em equilíbrio é necessário que uma terceira força P3 aja sobre ele,  possuindo  o  mesmo  módulo  e  direção,  mas  sentido  contrário  a  R.  Esse é o procedimento básico da estática, que pode ser aplicado na análise de estruturas mais complexas.

Tome uma  ponte de  peso P (que  age  em  seu centro de massa, na direção vertical e no sentido para baixo) e as forças R1 e R2 de reações dos contrafortes (apoios)  agindo  na  vertical,  com  sentido  para  cima. Para que a ponte permaneça em equilíbrio, é necessário que R1 + R2 = P.

Autoria: Hiagor Silva


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o