Home / Geografia Geral / Blocos Econômicos / O que são Blocos Econômicos

O que são Blocos Econômicos

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. O primeiro bloco surgiu na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE). Porém a tendência de regionalização da economia só se fortalece nos anos 90, com o fim da Guerra Fria.

Na América se destacam o Nafta, o Mercosul e, em menor grau, o Pacto Andino e o CARICOM; na Europa, a União Europeia e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI); na África há o SADC; na Ásia, o ASEAN. Também está em fase de implantação o bloco transcontinental APEC, que reúne países da América e da Ásia, e continuam as negociações para a formação de um bloco abrangendo toda a América, o ALCA.

Os blocos econômicos no mundo


Tipos de blocos

Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

  • Na zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco.
  • A união aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco.
  • O mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
  • A União econômica e monetária – estabelece a criação de uma moeda única para os países do bloco.

Por: Renan Bardine

Veja também

ALCA – Área Livre de Comércio das Américas

A ALCA foi criada para ser a maior zona de livre comércio  do mundo, com ...