Home » Geografia » Continentes » Europa: Quadro Natural

Europa: Quadro Natural

O QUE É A EUROPA?

A Europa é um continente que engloba aproximadamente 50 países. Desses, a maioria são países constitucionais, apresentando também algumas monarquias constitucionais, como: Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha, Países baixos.

Como todo continente, a Europa apresenta diferenças políticas econômicas e étnicas. Podemos então dividir a Europa, em regiões segundo sua distribuição no espaço e suas características econômicas.

EUROPA OCIDENTAL (EUROPA DO OESTE): abrange os países banhados pelo atlântico (Reino Unido, Irlanda, França), os países que se ligam ao atlântico através do Mar do Norte (Países Baixos, Bélgica, Alemanha), e outros que não tem saída para o mar mas faz parte da região devida sua localização espacial (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein). É a região mais desenvolvida da Europa.

EUROPA SETENTRIONAL (EUROPA DO NORTE): engloba a península escandinava (Noruega e Suécia), além de Finlândia, Islândia e a península jutlândia (Dinamarca). Também fazem parte desta região os países bálticos (Estônia, Letônia e lituânia). É a região mais fria da Europa divido a sua localização no globo.

EUROPA CENTRO ORIENTAL (LESTE EUROPEU): engloba os países socialistas do leste europeu e as repúblicas que constituíam a antiga união das repúblicas socialistas soviéticas.

EUROPA MERIDIONAL/MADITERRÂNEA (EUROPA DO SUL): corresponde aos países situados no sul europeu, e em sua maioria banhados pelo mar mediterrâneo. Portugal é o único país de região que não é banhado pelo mar mediterrâneo.é uma região de forte influência histórica.

O continente europeu apresenta uma grande diversidade étnica e cultural. As diferenciações étnicas e culturais são uma das principais causas de conflitos entre os países não só europeus, mas de todo o mundo. Obviamente, a intensidade e a colocação desses conflitos na sociedade estará presa ao conjunto de etnias que estão envolvidas no conflito, e também a região dos conflitos. Atualmente, as questões econômicas superam as questões políticas e culturais como principais causas de conflitos no mundo.


O QUADRO NATURAL DA EUROPA

A Europa situa-se sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte da península escandinava pelo círculo polar ártico.

Nela estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A Europa forma com a Ásia um grande continente a EURÁSIA, pois se limita com a Ásia pelos montes Urais(formados por formações antigas).


1. RELEVO:

O relevo da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com menos de 200 metros de altitude.

MONTANHAS:

Formações antigas: predominantemente na região norte (península escandinava) e no leste. São formações antigas e por isso, já sofreram muito desgaste pólos fatores externos (chuva, vento, neve, etc), sendo assim apresentam altitudes mais modestas e são estáveis geologicamente,ou seja, não apresentam movimentação tectônica. São formações cristalinas

Formações recentes: são também chamadas de dobramentos modernos. São instáveis geologicamente, sendo possíveis a atividade tectônica, com vulcanismo e terremotos. São formações mais recentes e pouco desgastadas pela erosão, por isso, apresentam altitudes mais elevadas. Estão localizadas ao sul do continente europeu.

PLANÍCIES:

é a estrutura de relevo que mais se destaca no continente europeu. São predominantemente formadas por bacias sedimentares fluviais, ou seja, que sefreram sedimentação dos rios. Elas facilitam os transporte fluvial e são áreas muito férteis, devido a sedimentação de minerais. São favoráveis à agricultira.

REGIÃO OCIDENTAL:

é predominantemente formada por áreas de altitudes mais baixas (0/200m), devido a sua formação antiga e/ou sedimentar.

REGIÃO SETENTRIONAL:

é totalmente formada por formações antigas, com exceção da Islândia. Predomina regiões menos elevadas, com exceção dol Alpes escandinavos, localizados na Noruega e na Suécia. Estes, apresentam fiordes, que são vales invadidos por água. Suas elevações são acompanhadas por vales glaciais formados pela erosão glacial, pois, é uma região muito fria.

REGIÃO CENTRO-ORIENTAL:

é predominantemente formado por áreas de menor elevação, formadas por bacias sedimentares. É nessa região que estão os montes Urais, um maciço antigo que divide a Ásia e a Europa.ao sul apresenta algumas formações recentes que apresentam maiores altitudes.

REGIÃO MERIDIONAL:

é formada principalmente por cadeias montanhosas recentes, que apresentam maior elevação. Apresenta também algumas áreas de baixa altitude. Porém, é a região da Europa que concentra as áreas mais elevadas, praticamente totalidade da região é formada por altas altitudes.
 

2. CLIMA E VEGETAÇÃO:

Vários fatores influem sobre o clima de uma região, tais como latitude, altitude continentalidade/maritimidade, correntes marítimas, massas de ar. O clima é um fator primordial para a ocorrência da vegetação, pois, dependendo do clima de uma região, este pode então criar ou não condições favoráveis para a existência ou não de diversos tipos de vegetação.

O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.

EUROPA OCIDENTAL:

o clima predominante é o temperado oceânico. O litoral apresenta uma menor amplitude térmica, pois, no verão, a água demora mais para aquecer, e no inverno, demora mais para perder calos para o ambiente. O clima temperado oceânico está associado a florestas de folhas caducas, ou cadufólias, que perdem suas folhas no inverno, como proteção ao frio.

EUROPA SETENTRIONAL:

há presença dos climas temperado oceânico e continental, subpolar, o extremo norte da península escandinava e frio continental. Os tipos de vegetação são: cadufólia, tundra( vegetação rasteira e com ciclo de vida muito curto, somente enquanto o gelo cobre o solo), apresenta-se no extremos sul da península escandinava e na Islândia, nessas regiões, o clima é muito frio (subpolar). Taiga (floresta de coníferas), que tem aspecto de cone, para que a neve, quando caia escorra. É uma vegetação típica de clima frio.

EUROPA CENTRO-ORIENTAL:

nessa região, o clima predominante é o temperado continental, além frio continental e subpolar mais ao extremo norte.apresenta ainda os climas semi-árido ao sul e frio de altitude, também ao sul. A vegetação é bem diversificada, apresentando: cadufólia (região temperada continental), estepes e estepes semi-áridas (na região semi-árida), vegetação de altitude (na região do Cáucaso, no sul, e nos montes Urais, ao norte). Além de tundra e taiga mais ao norte da região.

EUROPA MERIDIONAL:

o clima dessa região é o meridional, um clima subtropical, de grande amplitude térmica anual. Sofre influência das massas de ar quente providas do Saara. Elevações ao norte dificultam a presença de massas de ar vindas do norte (ártico). A vegetação também constitui característica diferentes das européias, pois constitui árvores pequenas e arbustos dotados de espinhos.


3. HIDROGRAFIA:

A região européia é formada por uma grande quantidade de rios e de lagos que estão bem distribuídos por todo o território europeu.

REGIÃO OCIDENTAL:

é uma região que apresenta rios de grande importância, como o TÂMISA, SENA, LOIRE, RÓDANO, ELBA e SPREE. O rio Reno é um rio que cumpre uma grande importância na integração regional. É uma grande hidrovia, de grande importância para o escoamento da produção européia

REGIÃO SETENTRIONAL:

é uma região em que se destacam não só os rios, mas também os lagos, que geralmente são de origem glacial, devido às baixas temperaturas de região. Com maior destaque para os rios que nascem nos Alpes escandinavos.

REGIÃO CENTRO-ORIENTAL:

dois rios dessa região são os mais importantes da Europa, o Danúbio e o Volga.  O rio Danúbio é o segundo mais extenso da Europa, mas o mais importante. Permite o escoamento da produção do centro-leste para o mar negro e depois para o mediterrâneo. O Volga é o mais extenso rio europeu e o segundo mais importante. Ele desemboca no mar Cáspio. Nasce no planalto russo e corta quase toda a Rússia européia. O rio é de extrema importância para a Rússia, pois é navegável e se liga com os mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo, possibilitando o escoamento da produção russa. Seu curso é dificultado no inverno devido ao congelamento de suas águas.

REGIÃO MERIDIONAL:

nessa região há apenas rios de importância local, como o rio Tejo, douro, minho, ebro. Apresenta ambém o rio pó, que é o eixo da hidrografia italiana.

Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.