Home » Geografia » Deriva Continental

Deriva Continental

A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que denominamos deriva continental, aconteceu em todo o planeta. Podemos dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer da história da Terra, constatação essa que é resultado de estudos recentes dos cientistas, realizados principalmente a partir de meados do século XX.

A extraordinária teoria da deriva dos continentes foi formulada pelo cientista alemão Alfred Lothar Weneger. Segundo essa teoria, a última deriva continental começou há cerca de 200 milhões de anos, ainda na Era Paleozólca, quando havia um continente “mãe”, chamado Pangeia, e um gigantesco oceano, chamado Pantalassa.

Em decorrência da movimentação das placas tectônicas ao longo da Era Mesozóica (no período Jurássico) o Pangéia fragmentou-se em dois continentes: o Laurásia (formado pelas atuais América do Norte e Eurásia) e o Gondwana (formado pelas atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida). Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar Tétis.

Gondwana

Ainda na Era Mesozóica (no período Cretáceo), o Laurásia e o Gondwana também se fragmentaram, gerando os continentes atuais. A Índia, por exemplo, soltou-se de Gondwana, formando uma ilha. Já na Era Cenozóica (no período Quaternário), as formas dos continentes começaram a se assemelhar às formas atuais.

Nessa era, a Índia chocou-se contra o continente asiático com tamanha pressão que do choque entre as placas resultou a formação da cordilheira do Himalaia, onde fica o Monte Everest, o mais alto do planeta. Uma das evidências mais banais da deriva continental é o “encaixe” quase perfeito entre os litorais leste da América do Sul e oeste da África.

Deriva continental
Antes Pangéia, depois os continentes como conhecemos atualmente

• Era Paleozóica: há cerca de 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangéia.

• Era Mesozóica: há cerca de 130 milhões de anos o Pangéia fragmentou- se em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida).

• Era Cenozóica: há cerca de 84 milhões de anos, houve a separação entre a América do Norte e a Eurásia e entre a América do Sul, a África, a Oceania e a Índia, que se tornou uma ilha no Oceano Índico.

A — América do Norte
B — Eurásia
C — América do Sul
D — África
E — Índia
F — Antártida
G — Austrália

• Era Cenozóica: Na última deriva continental, a Índia colidiu com a Ásia, juntando-se ao continente.

Por: Renan Bardine


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o