Home / Geografia Geral / Era Paleozóica

Era Paleozóica

Esta era pode ser também denominada como era primária e representa a história física do globo terrestre que fica entre o mesozóico e proterozóico. Os períodos desta era correspondem ao: – Permiano Paleozóico Superior – Carbonífero – Devoniano – Siluriano Paleozóico Inferior – Odoviciano – Cambriano.

A nomenclatura dada aos períodos da Era Paleozóica, foi proveniente dos nomes de locais ou tribos, onde se encontrou os primeiros terrenos estudados dessa era. Temos como exemplo as tribos dos Ordovices e Silures, do País de Gales, e Câmbria e Devon, localidades da Grã-Bretanha.

A Era Paleozóica durou aproximadamente 340 milhões de anos, onde o clima era quente, úmido e pouco diferenciado, desde a zona dos pólos até o Equador, não apresentando estações. Porém se verificaram duas glaciações no permiano e no cambriano. A cobertura vegetal começou a desenvolver-se no devoniano, sendo que mais tarde houve no carbonífero houve um grande desenvolvimento de uma flora de calamitas, lepidodendros, sigilárias e com abundância de fetos remanescentes. Caracteriza-se também pelo domínio de trilobitas e graptolitos, sendo os principais representantes da vida desta época.

Nesta era ocorreu algumas revoluções orogênicas como a penoquiana, no cambriano, taconiana, no ordoviciano, caledoniana, no fim do siluriano, acadiana, no fim do devoniano e herciniana, no carbonífero.

Por: Nayara Ribeiro

Veja também:

Veja também

geocentrismo

Geocentrismo e Heliocentrismo

Durante muitos séculos acreditou-se que o modelo que melhor explicava o céu era o Geocentrismo. ...

Comentários