Geografia

Geocentrismo e Heliocentrismo

Durante muitos séculos acreditou-se que o modelo que melhor explicava o céu era o Geocentrismo. A palavra é formada pelo sufixo grego geo, que significa Terra e centrismo que se refere a centro. A Terra seria o centro do Universo, com o sol e os planetas girando em torno dela em órbitas circulares. Essa foi a ideia de um grego chamado Cláudio Ptolomeu.

Outro modelo surgiu com Nicolau Copérnico e levantou muita polêmica. Ele defendia a teoria de que o sol era o centro e os planetas giravam em torno dele. Todos. Inclusive a terra. Era o Heliocentrismo, dessa vez, com sufixo Helio, que significa sol.

A diferença básica entre os dois modelos estudados aqui, o geocentrismo e o heliocentrismo, refere-se tanto à estrutura do Universo quanto à sua dinâmica. Desde a Antiguidade, entender a maneira como os corpos se organizavam no espaço sempre foi um desafio para os seres humanos, que pautam suas observações na periodicidade dos movimentos desses corpos.

Teoria geocêntrica

Cláudio Ptolomeu propôs o sistema geocêntrico. Tratava-se de um universo finito, com a Terra em seu centro, em torno da qual moviam-se em trajetórias circulares a Lua, Mercúrio, Vênus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno, nessa ordem.

Na última esfera, ficariam as estrelas fixas, depois das quais nada mais haveria. Para explicar o retrocesso de alguns planetas durante seu mo­vimento, Ptolomeu justificava que sua dinâmica era circular em torno de um ponto denominado epiciclo (ponto C) e este girava ao redor da Terra, conforme a figura.

Teoria heliocêntrica

No século XVI, Nicolau Copérnico lançou as bases para o modelo chamado de sistema heliocêntrico, que propunha o Sol como centro do Universo.

Ao redor da Terra circularia a Lua, que é seu satélite. No sistema proposto por Copérnico haveria também a esfera imóvel, na qual se situariam as estrelas “fixas”, já que ele não conseguira perceber o movimento delas, por estarem muito distantes da Terra.

Atualmente

O modelo utilizado atualmente para explicar o Universo é o Heliocentrismo. Depois de Nicolau, Galileu Galilei também estudou o céu com um telescópio e chegou à mesma conclusão. Ele conseguiu provar a teoria, mas foi condenado pelo Santo Ofício da Igreja Católica a morrer na fogueira da Inquisição.

Antes de ser queimado, o esperto Galileu mandou seu livro para uma região que tinha outra religião, onde as pessoas não estavam proibidas de ler seus escritos e negou perante o tribunal da Igreja que acreditasse que o sol era o centro do nosso sistema. Assim ele conseguiu livrar-se da morte e continuou estudando escondido. Ele morreu cego e condenado pela Inquisição novamente.

Veja também: