Movimentos da Terra – Rotação e Translação

A Terra desloca-se pelo espaço, ao redor do Sol, e também gira em torno de si mesma. Tais movimentos, translação e rotação, acontecem contínua e simultaneamente. É difícil percebê-los, mas é possível observar seus efeitos.

Rotação

Rotação é o movimento que o planeta Terra faz em torno de si mesmo ou do seu eixo imaginário. Esse movimento acontece na direção oeste para o leste a uma velocidade de 463 m/s ou cerca de 1.666 km/h na altura da Linha do Equador, que divide a Terra em hemisférios norte e sul. A velocidade diminui aos poucos quando há deslocamento para os polos (norte ou sul).

Tempo de Rotação

O planeta Terra leva exatas 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para dar uma volta em torno de si mesmo ao invés de 24 horas como se costuma achar.

Fuso horário

Como consequência, há sucessão de dias e noites. Como o sol não consegue iluminar a Terra por inteiro, foi necessário criar um sistema para padronizar o tempo que foi chamado de fuso horário. A partir do meridiano de Greenwich, há uma divisão de 24 fusos horários, a saber:

  • 12 fusos para o leste e 12 para o oeste;
  • Dentro de cada fuso, todos os lugares tem a mesma hora;
  • Para o leste, as horas aumentam; para o leste, diminuem.

O meridiano escolhido para começar um novo dia foi o de 180º, chamado de Linha Internacional de Data. Ao se cruzar a linha no sentido oeste-leste, acrescenta-se um dia à data atual. Ao fazer o movimento contrário, diminui um dia.

Os movimentos de rotação e translação da Terra
Rotação: A Terra gira em torno do próprio eixo; Translação: A Terra gira em torno do Sol.

Translação

É o movimento que a Terra faz ao redor do sol. Esse movimento é uma elipse (forma ligeiramente oval), por isso a distância entre a Terra e o sol varia de acordo com a época do ano. No ponto mais próximo, a Terra fica a 147,1 milhões de quilômetros do sol e, no mais distante, a 152,1 milhões de quilômetros. Uma volta completa dura 365 dias e 6 horas a uma velocidade média de 29,9 km/s

Estações do ano

Ocorrem devido à Translação em conjunto com a inclinação do eixo terrestre. Temos:

  • Equinócio: dias e noites iguais
  • Solstício: no verão, dias mais longos que as noites; no inverno, noites mais longas que os dias.

Por: Gabriele Ferreira