Home » Geografia » Paisagens Naturais » Gêiseres

Gêiseres

Considerados como atividades finais de vulcanismo, os gêiseres são fontes que liberam água quente num sentido vertical, podendo alcançar até trezentos metros de altura, sendo que este processo pode ter a duração de segundos, ou até de semanas. Pode haver a liberação de água na forma de vapor, em casos em que a temperatura da água exceda os cêm graus centigrados. Dá-se o nome de geiserita ao montículo formado ao redor de cada gêiser. Estes montículos são geralmente constituídos por sílica.

Como curiosidade, devemos ressaltar que a quantidade de energia calorífica necessária ao funcionamento de um gêiser, em Yellowstone, nos Estados Unidos, é capaz de fundir uma tonelada (1 ton) de gelo em um segundo. O mecanismo de funcinamento de um gêiser depende da quantidade de água e da temperatura da rocha. A água vai sendo aquecida até atingir um ponto crítico, onde verifica-se uma ebulição rápida e explosiva, cuja a expansão faz com que esta água adquira um sentido vertical havendo a formação de um jato. Quando à água se eleva as cavidades são novamente preenchidas e esta água se infiltra lateralmente.

Gêiser Islândia

Ao se infiltrar ela é outra vez aquecida, formando o que denominamos de fenômeno cíclico. Estudos realizados em Yellowstone, baseados no comportamento térmico de vários gêiseres, demonstraram que há uma certa contribuição da água juvenil, cuja quantidade pode variar de 6 a 13 %, oriunda do magma que deve estar nas proximidades. O uso da energia geotérmica é aproveitado em várias regiões, sendo que no Japão, Itália e Nova Zelândia as usinas conseguem produzir até 20 mil KW.

Autoria: Tais Louly Quinan


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o