Home » Geografia » Países » Azerbaijão

Azerbaijão

Uma das repúblicas que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, o Azerbaijão apresenta grandes possibilidades de desenvolvimento, graças sobretudo a suas importantes reservas de petróleo.


Geografia física

O Azerbaijão situa-se na porção oriental do Cáucaso, à beira do mar Cáspio, e limita-se ao norte com a Rússia, a oeste com o mar Cáspio, a sudoeste com o Irã, a sudoeste com a Armênia e a noroeste com a Geórgia. Em sua superfície de 86.600km2 distinguem-se três regiões diferenciadas: as montanhas do Grande Cáucaso, ao norte; as terras baixas do vale do rio Kura, ao centro, e as montanhas do Pequeno Cáucaso, ao sul. Cerca de quarenta por cento do território é formado por planícies, irrigadas por uma vasta rede de canais entre os dois principais rios do país, o Kura e o Araks. Nas regiões central e oriental prevalece o clima subtropical seco, com verões longos e quentes. No sudoeste, o clima subtropical úmido é responsável pelas maiores precipitações pluviais do país. Na república autônoma de Nakhichevan, o clima é continental seco.


População

Os atuais azerbaijanos turcos, que compreendem cerca de três quartos da população, combinam a ascendência turca, resultante das grandes migrações ocorridas no século XI, com a de povos mais antigos que habitam a área desde tempos imemoriais. Na república autônoma de Nakhichevan, quase todos os habitantes são azerbaijanos, enquanto na província de Nagorno-Karabakh mais de oitenta por cento da população são armênios. A religião predominante entre os azerbaijanos é a muçulmana, enquanto os armênios são majoritariamente cristãos. Cerca de um terço da população vive em Baku, a capital do país.


Economia

Os setores industrial e agrário concorrem de maneira equilibrada para a formação do produto interno bruto. O principal produto agrícola é o algodão, seguido pelo tabaco, pela uva e pelo chá. O sistema de irrigação permite também abundantes colheitas de legumes. O Azerbaijão chegou a responder por dez por cento de toda a produção agrícola da antiga União Soviética.

Berço da indústria petrolífera mundial, o Azerbaijão é um importante produtor de petróleo. Outros recursos naturais importantes são o gás natural e os minérios de chumbo, zinco, ferro e cobre. O país conta com um parque industrial bastante diversificado, boa parte do qual instalado em Baku. Além das indústrias petrolíferas e de gás natural, o país produz máquinas e equipamentos, fertilizantes minerais, plásticos, produtos químicos e metalúrgicos. A indústria leve produz alimentos, artigos de algodão e de lã, calçados e outros bens de consumo. Depois do fim da União Soviética, o país iniciou a transição para a economia de mercado. (Para dados econômicos).
 

História

O povo azerbaijano e as populações das províncias iranianas contíguas, denominadas Azerbaijão Oriental e Azerbaijão Ocidental, têm basicamente a mesma origem, mas só desfrutaram de unidade política do século XI a 1723 e, novamente, de 1735 a 1813, quando ambos os territórios estiveram sob domínio persa. O Azerbaijão foi também conquistado, ao longo de sua história, por árabes, turcos e mongóis.

No século XIX o país foi dividido entre a Rússia e o Irã segundo as fronteiras atuais. Depois das revoluções de 1905 e 1917, o domínio russo arrefeceu e o Azerbaijão pôde fundar, com apoio da Turquia, uma república independente, inaugurada em 1918. Dois anos mais tarde, no entanto, o Exército Vermelho invadiu o país e o integrou à União Soviética. Com o fim desta, em 1991, o Azerbaijão reconquistou a soberania política e aderiu à Comunidade de Estados Independentes, juntamente com outras dez antigas repúblicas soviéticas.

Como país independente, o Azerbaijão continuou a enfrentar um problema do passado: a disputa, com a vizinha república da Armênia, pela província de Nagorno-Karabakh.

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o