Home Geografia > Países > Cingapura

Cingapura

Cingapura é um país localizado na maior ilha de um arquipélago composto por 54 ilhotas. Metade da ilha é ocupada por áreas urbanas. Parte de suas terras são baixas e pantanosas. Tem domínio de clima tropical com elevada umidade.

Publicidade

A composição étnica é multirracial, com 76% de origem chinesa; 15% malaios, 6% indianos e outros.

Tem excelente posição geográfica, sendo um ponto de convergência do comércio regional e o centro das rotas comerciais entre o Oceano Pacífico, África e a Europa.

A sua população tem excelente padrão de vida, com baixíssimos índices de natalidade, de mortalidade infantil e de analfabetismo.

A economia baseia-se no alto movimento portuário, especializado em contêineres, na concentração financeira, ao turismo, na indústria de alta tecnologia (verdadeiro Vale do Silício) e no refino de petróleo.

Cingapura.
Mapa de Cingapura.

Fatores decisivos para o desenvolvimento de Cingapura

O crescimento em Cingapura, no período de 1965-1984, mostra o seguinte: o insumo representado pelo capital era o elemento que concorria mais favoravelmente, e o insumo relativo à mão-de-obra também tinha efeito positivo, mas a produtividade total dos fatores contribuía de forma desprezível.

Houve melhoria substancial na educação dos trabalhadores, com a obrigatoriedade do idioma inglês nas escolas e a expansão do treinamento vocacional. Limitou-se a imigração de forma drástica para evitar a concentração de atividades de baixos salários e para privilegiar os cidadãos cingapurianos. A imigração clandestina foi duramente reprimida.

Os fatores decisivos que atraíram investimentos à Cingapura, sobretudo à indústria no primeiro estágio, foram: ambiente favorável para negócios, inclusive mão-de-obra barata; tranqüilidade social, após a repressão e o desmantelamento dos sindicatos independentes no início dos anos 60; força de trabalho instruída, em grande parte dominando o idioma inglês; legislação social e ambiental favorável aos negócios; excelente infra-estrutura de transportes e comunicações; fornecimento de terrenos industriais totalmente equipados, inclusive com a possibilidade de ter fábricas totalmente construídas pelo governo; diferencial inflacionário vantajoso; política fiscal estável e estabilidade política.

Publicidade

Cingapura passou gradativamente de serviços tradicionais. (comércio regional) para a indústria (em especial, montagem de produtos eletrônicos), depois para serviços avançados (serviços financeiros fora do país, comunicações, serviços empresariais). Passou de indústria de montagem de baixa qualificação para produtos e processos industriais avançados, inclusive P&D e fabricação de lâminas em microeletrônica e de uma economia controlada pelo comércio marítimo e refino de petróleo a uma estrutura industrial amplamente diversificada que inclui máquinas, produtos eletrônicos, equipamentos de transporte, serviços relacionados à produção e finanças internacionais.

O estado forte ainda é uma importante característica da cidade-estado, promovendo uma política autoritária e o controle da informação, o estado foi também o grande propulsor do crescimento econômico ao investir em infraestrutura e proporcionar ambiente favorável para a chegada do capital externo.

Atualmente, a renda per capita de Cingapura excede a média da União Européia. A cidade-Estado funciona sem maiores problemas em um sistema metropolitano totalmente planejado. A ilha é o primeiro país do mundo a ser conectado por fibra óptica em toda sua extensão e deve tornar-se também o primeiro país a livrar-se do fumo e das drogas. A cidade é limpa, pois o ato de jogar lixo nas ruas é punido com multas pesadas e trabalho comunitário realizado com uniformes verdes e expostos na mídia. E há coexistência relativamente pacífica com o mundo muçulmano circundante, embora toda a população continue a ser organizada em milícia armada.

A indústria de alto valor agregado é parte da estratégia do governo para aumentar o faturamento, como os setores naval, petroquímico, de eletrônicos e semicondutores utilizados em circuito integrado, em chips de computador. O país também se transformou em um poderoso sistema financeiro mundial, ao abraçar a globalização e atrair pesados investimentos internacionais.

Veja também: