Home » Geografia » Países » Serra Leoa

Serra Leoa

Neste trabalho, falarei sobre Serra Leoa. Um país extremamente pobre e que apresenta o segundo pior IDH do mundo. Juntamente apresentando sua história, seus dados gerais e sociais, seu mapa, suas subdivisões... E a situação socioeconômica do país atualmente e o porquê desse situação.

História de Serra Leoa

Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra em 1460, Serra Leoa era, então, habitada pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra, avistada desde o mar, adquiria com uma leoa vista de longe. Além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal. A primeira atividade econômica introduzida pelos portugueses foi mesmo o comércio de escravos, obtidos em negociação com aquele povo. Ainda hoje subsistem edifícios construídos pelos portugueses.

Serra Leoa foi criada em 1787 para ser uma colônia e receber escravos emancipados pelos ingleses após a independência dos Estados Unidos.

Os não-nativos africanos, conhecidos como krios, foram colocados pela coroa britânica nos altos postos da administração, de modo que nos anos 50, Serra Leoa proclamava sua lealdade à Rainha, enquanto o resto das colônias tratava de buscar sua independência.

Em 1968, após sucessivos golpes de estado, Siaka Stevens, do Congresso de Todos os Povos (APC), declarou Serra Leoa república independente e estado uni-partidário. Sua presidência durou 17 anos, e, no meio de grave crise, foi seguido pelo general Joseph Saidu Momoh.

Serra Leoa só despertou mesmo  o interesse dos europeus quando o diamante foi descoberto, em 1930. Até dois anos após sua independência, apenas os brancos exploravam a pedra. Desde que as minas foram nacionalizadas, não houve mais paz.

Desde 1961, data de sua independência, Serra Leoa vive alternando governos civis, militares e golpes violentos. O país, entre os mais pobres do mundo, apesar das jazidas de diamantes nas mãos de estrangeiros, pouco interessa às grandes potências européias e foi deixado à deriva: não vale a pena enviar exércitos, nesse clima generalizado de violência e pobreza, a troco de nada.

O atual conflito iniciou-se com a derrubada do presidente Ahmed Tejan Kabbah por rebeldes da Frente Revolucionária Unida, liderados por Foday Sankoh, atualmente na prisão. Invocando a legalidade da eleição de Kabbah, a Nigéria e outros países enviaram uma força de intervenção que reconduziu o ex-presidente ao governo e expulsou os rebeldes da cidade, em fevereiro de 1998. Em dezembro do mesmo ano, os rebeldes, muitos dos quais são adolescentes, retomaram Freetown: somente na primeira quinzena de lutas, houve mais de 10 mil mortos. Em seguida, as forças governamentais conseguiram melhorar a própria situação, mas o caos continua.

De dia, predominam as forças do governo, à noite, os guerrilheiros adolescentes, nada tendo a perder a não ser a própria vida e liderados por guerrilheiros adultos, entregam-se à matança e ao estupro: decepam braços e pernas, cortam o ventre das grávidas, jogam as vítimas no mar ou abandonam os cadáveres nas ruas como alimento para os abutres. Não existe mais autoridade nesse país que segue a trajetória de outros países africanos, como Ruanda, Burundi e Angola, tristemente lembrados pela selvageria das matanças étnicas, e é difícil prever uma solução para o conflito. Os guerrilheiros reclamam a libertação de seu líder, mas o governo não parece disposto a ceder.

Base Econômica

Predomina-se a mineração, pois Serra Leoa é rica em minerais como: diamante, ouro, dióxido de titânio, ferro, platina e bauxita. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte pela sociedade estrangeira e geralmente a extração de diamantes é feita com trabalho escravo.

Além dos minérios, existem as potencialidades agrícolas do país, com excelentes solos e muita água, a abundância dos recursos do mar, e as praias tropicais de grande beleza natural.

Dados Gerais

  • Nome oficial: República da Serra Leoa (Republic of Sierra Leone).
  • Língua oficial: Inglês, Crioulo, Mende, Limba, Temne.
  • Capital: Freetown
  • Atual Presidente: Ahmad Tejan Kabbah
  • Independência: 27 de Abril, 1961
  • Moeda: Leone
  • Localização: Oeste da África, ao sul de Guiné e a nordeste da Libéria; banhada pelo Oceano Atlântico.

Características: A maior parte da linha costeira da Serra Leoa consiste de mangais, sendo a única exceção a península onde se localiza a capital, Freetown. O resto da Serra Leoa é fundamentalmente um planalto (com cerca de 300 m de altitude) coberto por florestas, com montanhas no leste do país (o ponto mais alto é o Loma Mansa com 1 948 m).

Clima: Tropical com uma estação chuvosa entre Maio e Dezembro.


PIB:

Ano

Produto Interno Bruto (PIB)

Data da Informação

2003

$2.800.000.000

2002 est.

2004

$3.057.000.000

2003 est.

2005

$3.335.000.000

2004 est.

2006

$4.939.000.000

2005 est.


Bandeira

jijijijiji.JPG


Dados Sociais

Taxa de mortalidade: 23,03 mortes/1.000 habitantes (2006 - estimado.)

Taxa de nascimento: 45,76 nascimentos/1.000 habitantes (2006-estimado.)

População: 6.005.250 (Julho 2006 est.)

Taxa de crescimento: 2,3% (2006 est.)

Taxa de mortalidade infantil:

Total: 160,39 mortes/1.000 nascimentos
Homens: 177,47 mortes/1.000 nascimentos
Mulheres: 142,8 mortes/1.000 nascimentos (2006 est.)

IDH

A Serra Leoa tem o segundo pior IDH (0,339) (atrás apenas do Níger)

Expectativa de vida:

Homens: Aproximadamente 38 anos

Mulheres: Aproximadamente 43 anos (2006 est.)

População abaixo do nível de pobreza: aproximadamente 70%

Alfabetização: Sete em cada dez adultos são analfabetos. (2000)

AIDS/HIV: Como praticamente todos os países da África, Milhares de leoneses estão contaminados pelo HIV. E uma grande parcela de sua taxa de mortalidade é resultado disso.


Comércio Ilícito de Diamantes

Os chamados "diamantes de conflito" são pedras brutas garimpadas em regiões dominadas por guerrilhas. Extraídas quase sempre à base de trabalho escravo, são entregues por meio de subterfúgios aos classificadores de Londres ou Antuérpia, e então despejadas no comércio regular em todo o mundo. Financiam, neste momento, a mortandade na Costa do Marfim. Em Serra Leoa,  a Frente Revolucionária Unida (FRU) usou as gemas clandestinas para pagar mais de uma década de violência, entre 1991 e 2002. Muitos países do continente vivem legitimamente de seus diamantes – como Angola e Serra Leoa mesmo, desde que saíram da guerra civil. Mas, onde caem nas mãos de guerrilheiros, as pedras compram por atacado as mazelas típicas do continente: violência, fome, corrupção e a expulsão de populações inteiras de zonas cobiçadas.

Serra Leoa tem capacidade para extrair 70 milhões de dólares por ano de diamantes, contudo apenas 1,5 milhões de dólares constam da receita oficial. O resto é contrabandeado para os países vizinhos em troca de armas que incendeiam a guerra. A ONU vem estudando uma forma de embargo a esses diamantes, mas a tarefa é quase impossível. Contrabandeá-los é muito fácil, uma vez que poucas pedras formam uma grande fortuna facilmente transportada numa caixa de fósforos. Vale tudo para esconder as pedras. Engolir, colocar debaixo da língua ou das unhas. Os traficantes de Serra Leoa são capazes até mesmo de ocultá-las na pele, colocando-as em machucados abertos e recém-cicatrizados. A ousadia dos contrabandistas é a mesma dos assassinos na hora de decidir quem vai morrer. As vítimas podem ser pessoas que se recusam a lhes dar dinheiro ou simplesmente qualquer um com quem não simpatizam. Os facínoras estupram mulheres e freiras, seqüestram padres, marcam crianças como gado e as drogam para obrigá-las a guerrear.

Relações Internacionais

Organizações: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, OUA.

Embaixada: Tel. (202) 939-9261, fax (202) 483-1793 - Washington D.C., EUA. - Não há embaixada no Brasil.

Principais parceiros comerciais: EUA, Reino Unido, Holanda (Países Baixos), Bélgica.

Localização Geográfica

Oeste da África, ao sul de Guiné e a nordeste da Libéria; banhada pelo Oceano Atlântico.

Mapa de Serra Leoa


Subdivisões

A Serra Leoa está dividida em 4 províncias:

  • Província do Leste
  • Província do Norte
  • Província do Sul
  • Área do Oeste

As províncias da Serra Leoa estão divididas em 14 distritos:

Província no Leste:

  • Kailahun
  • Kenema
  • Kono

Província do Norte:

  • Bombali
  • Kambia
  • Koinadugu
  • Port Loko
  • Tonkolili

Província do Sul:

  • Bo
  • Bonthe
  • Moyamba
  • Pujehun

Área do Oeste

Área Urbana

Área Rural

Texto conclusivo

Serra Leoa foi criada em para ser uma colônia e receber escravos emancipados pelos ingleses após a independência dos Estados Unidos e desde o inicio ficou totalmente dependente da inglaterra, enquanto outras colônias já buscavam a independência. Mas Serra Leoa não despertava tanto intereçe da Inglaterra.

Mais tarde com a descoberta do diamante é que o país chamou interesse dos europeus e Até dois anos após sua independência, apenas os brancos exploravam a pedra.

O que era pra ser a salvação do pais, acabou sendo o motivo de violência, fome, corrupção e a expulsão de populações inteiras de zonas cobiçadas. É o ciclo vicioso do subdesenvolvimento: recursos abundantes, instituições governamentais incapazes, relações de poder injustas, pobreza generalizada, degradação dos recursos. Há que quebrar o ciclo, desfazer aquilo a que se chama maldição, mas que é apenas má governação.

Os diversos conflitos do país tornam impossível estabelecer um bom governo. O país precisa de ajuda financeira para se manter, o que acaba afundando-o em dívidas e mais dívidas com os países “desenvolvidos”.

Um país que vem sendo explorado desde a sua fundação, porque com o contrabando de diamantes é uma maneira de sobrevivência que parte da população encontra. É a contradição entre a miséria dos que passam o dia à procura das pedras e os que, no hemisfério Norte, pagam pequenas e grandes fortunas por elas.

Com a miséria de Serra Leoa, e de muitos outros países “subdesenvolvidos’’ as grandes potências enriquecem cada vez mais

Bibliografia

http://vejaonline.abril.com.br/

http://www.portalbrasil.net/africa_serraleoa.htm

http://www.indexmundi.com/pt/serra%5Fleoa/

http://pt.wikipedia.org/

http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_1/serraleoa1.htm

Apostila Positivo: 8ª série / 4º Bimestre

Autoria: Yara Barros Sasso


Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o