Home Guia de Profissões > Antropólogo (Antropologia)

Antropólogo (Antropologia)

A área de antropologia nada mais é do que uma ciência social que surgiu a partir do século XVIII o que acabou se organizando como uma grande disciplina científica. Esta é a ciência que estuda todos os hábitos, as crenças, os costumes e os aspectos físicos de povos que habitam ou ainda habitaram o planeta.

Sobre o curso de graduação em Antropologia

Todos os cursos de graduação em Antropologia são muito recentes no Brasil. A maior tradição é a de que as disciplinas venham a ser ofertadas dentro de cursos de ciências Sociais formando assim com a ciência política e a sociologia, este que é o tripé de formação para um profissional cientista social.

Atualmente existem graduações específicas nas áreas de Antropologia, que duram em média 3 a 4 anos e poderá ser dividida em pelo menos duas habilitações, uma delas de arqueologia e a outra de antropologia social.

Antropólogo

Como está o mercado de trabalho para o profissional?

Saiba que o profissional antropólogo poderá seguir carreiras acadêmicas se tornando assim professor ou mesmo pesquisador e lecionar na área de ensino superior. Caso a academia não seja de seu interesse, quem se formar nesta área poderá trabalhar em institutos, órgãos públicos, entre outras empresas que buscam este profissional para realizar relatórios, análises ou ainda suas pesquisas.

A remuneração média mensal desta profissão é no valor de até R$ 2 mil reais, em contrapartida os professores universitários ou quem for aprovado em concursos públicos poderá receber remunerações bastante atrativas.

Qual o perfil dos profissionais depois de sua formação

Nesta rotina devem fazer parte da rotina de antropólogo o trabalho de conta envolve a coleta de informações para pesquisas determinadas, o trabalho de análise dos dados coletados e um trabalho que seja realizado a partir do cruzamento destes dados, o que dará então a origem aos resultados desta pesquisa.

O profissional formado nesta área precisa ser aberto e atento para analisar e compreender todas as culturas que estará analisando. É muito importante também que este profissional conte com uma boa afinidade em escrever, já que é aqui que este profissional mostra a maioria do seu trabalho.

Entre as melhores instituições que oferecem cursos podemos citar:

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba;