Home Guia de Profissões > Argumentista e roteirista

Argumentista e roteirista

Os profissionais que atuam nos bastidores da produção de um filme ou de uma novela ou qualquer tipo de peça ficcional que seja produzida para o cinema, para televisão, para o rádio ou até mesmo para a internet, quase sempre acabam sendo desconhecidos do grande público. Mas sem eles, os atores não teriam nem o que dizer em cena.

A tarefa de um argumentista, que também pode ser chamado de roteirista, está justamente relacionado a criação dos roteiros das produções mais variadas. Para isso, estes profissionais se utilizam de diversas técnicas, mas também acabam contando com sua própria bagagem cultural, que acaba tendo influência direta no que as pessoas acabam escrevendo.

Os roteiristas acabam sendo os escritores da história. Basicamente eles trabalham diante de uma tela de computador, escrevendo o dia inteiro, seja uma sinopse, para que as pessoas tenham a ideia do que será a história, até cada um dos diálogos que serão falados em cena pelos atores.

Roterista

A grande maioria dos argumentistas e dos roteiristas não acabam trabalhando na hora da gravação, sendo que a sua tarefa é criar o material base que será filmado. Vale lembrar que o diretor acaba também tendo um papel importante, pois ele vai ser o responsável por passar aquela história do papel para a tela do cinema ou da televisão, utilizando os conhecimentos que acabam caracterizando cada veículo.

O argumentista ou roteirista pode tanto trabalhar com uma história própria, escrevendo um roteiro completamente original, ou então trabalhar no que pode ser considerado como uma adaptação, que é o material criado a partir de uma história que já existe.

Opções de trabalho e mercado

O mercado para o argumentista e também para o roteirista no Brasil pode ser considerado estável, mas está longe de ser considerado fácil, assim como acontece com praticamente todo profissional do segmento de mídia. Existem muitos profissionais querendo entrar neste meio, mas também existe uma grande dificuldade por ser um mercado bastante fechado.

Além de cinema e televisão, que são ainda os principais veículos que atraem estes profissionais, a solução que muitos encontram é procurar emprego nas novas mídias, como internet, ou então nas empresas privadas, criando roteiros para vídeos institucionais.

Remuneração

Varia bastante a remuneração média inicial de um argumentista ou roteirista, mas gira em torno dos R$ 1,6 mil.

Formação

Existem alguns cursos que podem ajudar na formação de um roteirista, como o Bacharelado em Cinema, com duração média de 4 anos.