Home » Guia de Profissões » Bacharel em Comércio Exterior

Bacharel em Comércio Exterior

Para desempenhar bem suas funções, esse profissional precisa conhecer várias culturas, entender de legislação, ser curioso, inovador, poliglota e prático.

Primeiro, foi o ex-presidente Fernando Collor de Mello que abriu o mercado brasileiro para as importações no início dos anos de 1990. Depois, vieram o Mercosul e a globalização da economia, que estreitaram as relações comerciais do Brasil com outros países. No governo Lula, esta área avançou ainda mais. Com tudo isso, o setor de importação e exportação do país sofreu modificações e o mercado de trabalho passou a exigir, cada vez mais, a presença de pessoas especializadas no assunto. Sorte dos bacharéis em Comércio Exterior, que se tornaram peça fundamental para as empresas que realizam negócios com grupos internacionais.

Esse profissional é o responsável pela administração de todos os recursos necessários para tornar viável a importação e a exportação de mercadorias. Se uma empresa, por exemplo, planeja vender um de seus produtos para o exterior, antes de tentar colocar essa mercadoria lá fora, ela encomenda uma pesquisa junto ao bacharel em Comércio Exterior.

Ele inicia um trabalho para descobrir os gostos e as exigências desse provável consumidor e passa as informações à empresa. Assim, tem condições de sugerir a melhor estratégia que a empresa pode usar para tentar conquistar esse novo mercado.
O mesmo acontece em relação às importações. O bacharel em Comércio Exterior procura descobrir as carências do mercado brasileiro em relação a produtos existentes no exterior e qual a melhor maneira de introduzi-los no país.

Tudo isso exige uma série de atributos desse profissional. Ele tem de conhecer a fundo as legislações tributária e alfandegária brasileiras, dominar pelo menos três idiomas e entender os gostos e os costumes de outros povos. Mais do que isso, precisa ser arrojado, sem medo de apostar no sucesso de um produto em um novo mercado.

Comércio exterior

Mercado

Em alta. Principalmente nas cidades portuárias e naquelas que contam com aeroportos internacionais, onde o campo de trabalho para esse profissional é muito grande.

Opções de trabalho

Trabalhar como auditor e administrador de empresas, com relações internacionais ou ainda ministrar aulas de Comércio Exterior. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.400,00.

Formação

8 a 10 semestres, em média.

Bacharelado em Comércio Exterior: Universidade de Salvador-Salvador/BA; Faesa-Vitória/ES; PUC-Curitiba/PR; UFPR-Curitiba/PR; Fiaa-Rio de Janeiro/RJ; Univali-Itajaí/SC; Imes-São Caetano do Sul/SP; Unip-São Paulo/SP; FCG/Una-Belo Horizonte/MG; UCS-Caxias do Sul/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Belo Horizonte/MG.


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o