Home > Guia de Profissões > Comércio Exterior

Comércio Exterior

Hoje em dia o mundo vive a era da globalização e do capitalismo, que é o sistema econômico que acaba sendo predominante no planeta. As barreiras territoriais não existem mais, e com isso as empresas acabam fazendo negócios com empresas de outros países. O sistema de importação e exportação acabou sendo uma das bases da economia dos países.

Portanto, os profissionais que trabalham com comércio-exterior acabam exercendo um papel fundamental na economia global uma vez que ele acaba entendendo os diferentes tipos de métodos e as técnicas que permitem com que as compras e as vendas sejam feitas desta forma.

Este profissional geralmente encontra na iniciativa privada o seu recanto, mas isso não significa que apenas estas empresas acabam abrindo oportunidades de trabalho para o profissional de comércio exterior. Ele também pode atuar junto ao governo, intermediando compras e vendas de outros governos ou então entre governos e empresas.

Mas se engana quem pensa que o profissional que trabalha com comércio exterior é apenas algum tipo de vendedor que atua passando por cima das barreiras territoriais. Na verdade, este profissional acaba tendo uma visão muito mais abrangente e estratégica, ficando de olho não apenas na compra e na venda, mas também em todas as questões que podem interferir no preço ou na estrutura comercial como um todo.

Comércio Exterior

Por isso, este profissional também precisa ficar sempre de olho nas situações e informações políticas das diferentes regiões onde atua. Também precisa exercitar a sua visão macro, analisando e tentando antecipar os mais variados tipos de movimentos que são realizados no grande tabuleiro da economia global.

Dependendo do cargo do profissional de comércio exterior, ele também pode acabar atuando nas questões mais operacionais da compra e da venda, definindo questões logísticas, por exemplo.

Opções de trabalho e mercado

O mercado de trabalho para o profissional de Comércio Exterior nunca esteve melhor como nestes anos em que vivemos. Mesmo em períodos de crise eles continuam se destacando, sendo contratados especialmente por empresas de médio e grande porte.

Além de atuar diretamente nas corporações, um mercado que também está em crescimento é o de consultoria de comércio exterior, com empresas que mostram os melhores caminhos para outras empresas que desejam comprar e vender.

Remuneração

A remuneração média inicial de um profissional de Comércio Exterior fica em torno de R$ 2 mil, variando de acordo com a área de atuação.

Formação

O curso superior de Bacharelado em Comércio Exterior dura, em média, 4 anos.