Guia de Profissões

Relações Internacionais

Relações Internacionais é uma das carreiras mais procuradas pelas pessoas de um modo geral, especialmente para aquelas que sonham em viajar para diversos países ao redor do mundo. Mas esta é uma visão apenas romântica da profissão e das atividades, uma vez que ela também acaba tendo uma grande carga de responsabilidade.

As relações internacionais acabam cuidando basicamente das relações entre povos a nações, mas também pode ser vista do ponto de vista empresarial e corporativo, já que em mundo globalizado onde o dinheiro move o mundo, o interesse das organizações privadas, muitas vezes, acaba se misturando com os interesses públicos.

Para que um profissional de relações internacionais consiga realmente atuar neste mercado e nestas funções, é preciso ter uma grande quantidade de conhecimento nos mais variados assuntos, mas especialmente em questões políticas, sociais e econômicas.

Dentre as atividades de uma pessoa que atua nas relações internacionais está a análise do cenário global, a investigação dos mercados, o entendimento da situação política e de como isso poderá afetar a região ou as organizações que representa, etc.

Relação Internacional

Para que os profissionais desta área consigam fazer tudo isso, é fundamental que ele tenha conhecimento em idiomas estrangeiros, e geralmente tanto as empresas quanto as instituições ou organizações que contratam este tipo de profissional exigem o domínio de mais de dois idiomas estrangeiros.

Existe uma confusão que algumas pessoas fazem na comparação entre as atividades executadas por um profissional do segmento de relações internacionais e de outro profissional, que atua com comércio exterior. O primeiro acaba tendo uma visão mais diplomática da relação, enquanto o profissional de comércio exterior se preocupa mais com as transações comerciais, de forma efetiva.

Opções de trabalho e mercado

Com a consolidação da globalização, que não está presente mais apenas nas grandes multinacionais, mas que também pode afetar até mesmo o pequeno negócio, cresce a demanda por profissionais que atuem e que tenham formação específica em relações internacionais. Portanto, grande parte das oportunidades está no segmento privado, tais como bancos, câmaras de comércio e associações setoriais.

Remuneração

Os vencimentos iniciais de profissionais formados em Relações Internacionais giram em torno dos R$ 1,6 mil, sendo que no auge da profissão as pessoas podem ganhar até R$ 20 mil.

Formação

Existe cursos de nível superior que formam especificamente na área de relações internacionais, com duração média de 8 semestres. Também existem cursos de marketing e administração que acabam tendo uma ênfase para a relação internacional.