Guia de Profissões

Designer Gráfico

Existem diversos empregos, nos dias de hoje, que acabaram se tornando muito popular juntamente com a popularização dos computadores e também com o aumento na demanda de atividades relacionadas a informática. A profissão de designer gráfico é uma delas. Mesmo que ela exista há muitos anos, hoje em dia está sobrando serviço para os profissionais que estão devidamente qualificados para tal.

Vale lembrar que muitas pessoas acreditam que basta dominar um ou outro programa de editoração gráfica para se tornar um verdadeiro designer gráfico. Existem uma série de informações e formações teóricas que são muito importantes para que o profissional realmente consiga criar trabalhos interessantes.

Basicamente a definição de designer gráfico nada mais é do que o profissional que possui as ferramentas para criação das mais variadas soluções em relação as imagens. Para isso, é preciso ter muita criatividade, mas também é preciso entender os conceitos que estão por trás de cada elemento gráfico, desde o tipo de letra escolhida para um determinado anúncio até a cor predominante em uma logo ou um cartaz, por exemplo.

Para isso, um dos conhecimentos que precisam ser dominados pelos profissionais que trabalham com design gráfico é a chamada psicologia das cores. Cada cor acaba tendo um efeito no cérebro de quem vê, e estas escolhas são fundamentais para a criação de uma marca, por exemplo, ou ainda em um tipo de comunicação que seja realmente eficiente.

Designer Gráfico

Portanto, além de fatores estéticos, o profissional do design gráfico também precisa levar em consideração questões econômica, psicológicas e sociais como um todo, sempre com o objetivo de fazer com que a mensagem que está querendo ser passada realmente chegue até o receptor.

Opções de trabalho e mercado

Como citado anteriormente, este é um mercado que está em fase de crescimento, com uma grande demanda de trabalho. O designer gráfico pode trabalhar em uma variada fama de empresas, desde gráficas que criam projetos impressos até empresas de desenvolvimento de games, aplicativos ou sites. Além de trabalhar como funcionário em empresas, o profissional de design gráfico também pode atuar como profissional freelancer ou ainda como empresário.

Remuneração

É muito complicado definir uma remuneração média para o profissional de designer gráfico, pois varia bastante. Mas pesquisas apontam que a média inicial para este tipo de atividade gira em torno dos R$ 1660,00.

Formação

Existem alguns cursos de nível superior, como o Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual, com duração de 8 semestres.