Home Guia de Profissões > Designer Industrial

Designer Industrial

Além de criatividade, esse profissional deve ser capaz de analisar o impacto dos produtos entre seu público-alvo.

A principal função do designer industrial é desenvolver ou melhorar produtos. Cabe a ele acompanhar o objeto desde a criação até sua colocação no mercado. Seus projetos englobam brindes, brinquedos, eletrodomésticos, móveis, equipamentos para escritório, instrumentos técnicos, equipamentos urbanos, utensílios domésticos, veículos e quaisquer outros produtos que possam ser produzidos em série.

A profissão surgiu no final do século XIX, como conseqüência direta do processo de industrialização que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, para que um produto chegue às mãos do consumidor, terá de passar por numerosas pesquisas e estudos feitos pelo designer industrial, que leva em conta fatores estéticos, de praticidade e funcionalidade do objeto, além das necessidades de seu público-alvo.

O designer passa grande parte de seu tempo pesquisando novas tecnologias de fabricação, analisando materiais e desenvolvendo projetos. Entre suas atribuições, numa empresa, estão a coordenação do processo produtivo e a interligação entre a produção e os setores de promoção comercial e marketing.

Muitos designers montam o próprio escritório e atuam como free-lancers. Designer Industrial

Mercado

Em alta. O designer industrial é um profissional essencial para as indústrias em geral. Por isso, essa é uma das profissões em que o recém-formado tem mais facilidade para encontrar emprego. São boas as ofertas de trabalho, principalmente em indústrias, escritórios e consultorias ligadas à área de projeto de produtos.

Opções de trabalho

O designer pode atuar em todos os setores da indústria e também na prestação de serviços, projetando e acompanhando a produção dos mais variados tipos de peça, além de coordenar a produção industrial e o marketing dos produtos.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.660,00.

Formação

8 semestres.

Bacharelado em Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto: Uneb-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Uemg-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; Faap-São Paulo/SP; Febasp-São Paulo/SP; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFPR-Curitiba/PR; Unesp-Bauru/SP; Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo/SP; UniverCidade-Rio de Janeiro/RJ; Mackenzie-São Paulo/SP; Belas Artes-São Paulo/SP; Udesc-Florianópolis/SC; UFBA-Salvador/BA; UFCG-Campina Grande/PB; UFSM-Santa Maria/RS; Unicarioca-Rio de Janeiro/RJ; Univali-Balneário Camboriú/SC; UTP-Curitiba/PR; UFSC-Florianópolis/SC.
em Desenho Industrial, com habilitação em Projeto Visual: Unip-São Paulo/SP.
em Design de Produto: Febasp-São Paulo/SP.