Home Guia de Profissões > Engenheiro Mecânico

Engenheiro Mecânico

Qualquer profissão dentro do segmento de engenharia sempre vai oferecer um bom salário, mas também vai exigir bastante dos profissionais, especialmente durante sua formação. Ao mesmo que tempo que isso acaba chamando muitos candidatos, também afasta especialmente as pessoas que apresentam dificuldades com matérias como a matemática.

O profissional Engenheiro mecânico também precisa ter o conhecimento necessário para que conseguir criar e construir coisas, mas diferente do Engenheiro Civil que ergue grandes construções, o Engenheiro Mecânico se dedica para a pesquisa, o desenvolvimento e a construção de máquinas, motores, sistemas de produção e também instalações mecânicas como um todo.

Publicidade

Quem trabalha neste ramo da engenharia precisa dominar praticamente todos os passos na construção de sistemas dos mais variados, desde a parte do planejamento e do projeto até a hora de colocar a mão na massa. Também é o profissional que costuma criar as máquinas que serão utilizadas por outros engenheiros para o desenvolvimento dos mais variados tipos de produtos.

Existem também algumas subdivisões para quem trabalha, ou pretende trabalhar, com engenharia mecânica. Um exemplo disso é a Engenheira Mecânica Sistêmica, que é o segmento voltado para a área de planejamento, operação e controle de processos industriais.

Engenheiro Mecânico

Publicidade

O engenheiros mecânico também pode acabar atuando em algumas outras áreas da engenharia, como é o caso da Mecatrônica, que também se dedica a construção e criação dos mais variados sistemas, mas que acaba focando na construção de robôs e sistemas semelhantes.

Opções de trabalho e mercado

As opções são variadas para o profissional que trabalha como Engenheiro Mecânico. O mais comum é quando ele trabalha nas indústrias, criando máquinas e também definindo processos que podem ser aplicados tanto internamente quanto para o mercado externo. Os tipos de indústria que mais contratam estes profissionais são os seguintes: automobilístico, metalúrgico, têxtil e eletrônico.

Os profissionais deste segmento também podem trabalhar como consultores, abrindo escritórios que ofereçam serviços de criação de projetos para outras empresas, ou então se dedicar para o segmento de pesquisa científica.

Remuneração

De acordo com diversas pesquisas que foram feitas na área, a média inicial do salário oferecido para o engenheiro mecânico é de R$ 2.400,00.

Formação

A formação de Engenheiro Mecânico conta com um curso específico de nível superior, com duração mínima de 10 semestres, e que pode ser encontrado com relativa facilidade em diversas regiões do Brasil. Mas o curso também é considerado como um dos mais difíceis entre todos os cursos da área de exatas, por isso é importante que os alunos estejam preparados.