Home / Guia de Profissões / Ginecologista

Ginecologista

Ele trata da saúde sexual da mulher, prevenindo doenças e dando orientações sobre planejamento familiar.

Médico responsável pela saúde da mulher, o ginecologista cuida especialmente do aparelho reprodutor feminino, das enfermidades do aparelho urogenital e dos processos patológicos que afetam outros órgãos mas que influem na fecundação e no desenvolvimento da gestação. Os profissionais com formação também em obstetrícia e cirurgia obstétrica acompanham a gestação e fazem o parto.

O ginecologista orienta no controle da natalidade, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer de mama e de colo de útero. Também trata de distúrbios menstruais, afecções na vagina e nos ovários e problemas decorrentes da menopausa.

A formação do ginecologista acompanha a das demais especialidades médicas. Após o bacharelado em Medicina, o aluno faz dois anos de residência, preparando-se para o exame da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que fornece o título de especialista em Ginecologia. Algumas instituições oferecem formação em Obstetrícia e Cirurgia Obstétrica. Para dedicar-se a uma área específica, como câncer ginecológico e de mama ou tratamento de esterilidade, este médico fará um curso de especialização.

O mercado de trabalho está saturado nos grandes centros. Nas cidades menores, a competitividade é menor. Hoje, com a maior expectativa de vida das mulheres, o número de consultas aos ginecologistas vem aumentando consideravelmente. Ginecologista

Mercado

Estável. Nos grandes centros, o número de profissionais excede a demanda, mas nas cidades menores há oportunidade de trabalho. Ao mesmo tempo, o aumento da expectativa de vida das mulheres fez crescer o atendimento preventivo da menopausa e do câncer ginecológico, especialidades desse profissional.

Opções de trabalho

• Atuar em clínicas e hospitais públicos ou privados, postos de saúde, programas municipais de saúde da mulher ou de planejamento familiar.
• Atuar em consultório próprio.
• Lecionar em universidades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 anos ou 2 anos e meio de residência em Ginecologia e Obstetrícia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Ginecologia e Obstetrícia: Hospital das Clínicas-Fortaleza/CE; Hospital Regional de Sobradinho-Sobradinho/DF; Hospital das Clínicas-Belo Horizonte/MG, Hospital Universitário Alzira Velano-Alfenas/MG; UFPE-Recife/PE; Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-Rio de Janeiro/RJ; Hospital das Clínicas-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unifesp-São Paulo/SP, Hospital Jaraguá-São Paulo/SP, Hospital das Clínicas-São Paulo/SP.

Veja também

relacoes-publicas

Relações Públicas

Sua função é fortalecer, junto ao público, a imagem da empresa em que trabalha – ...

Comentários