Home > Guia de Profissões > Ginecologista

Ginecologista

Ginecologista é um profissional que as mulheres, muito cedo na sua vida, acabam aprendendo a conviver. É o médico que acaba se especializando no tratamento e também na prevenção dos mais variados tipos de problemas de saúde que podem acontecer com o organismo feminino. Além disso, este profissional costuma dar orientações sobre planejamento familiar.

O aparelho reprodutor feminino acaba se tornando o grande centro das atenções deste médico, uma vez que grande parte dos problemas que a mulher acaba tendo, em relação a sua saúde, começam nesta região. Além disso, a saúde de todos os órgãos que estão envolvidos no processo de gestação também acaba sendo monitorada por este médico.

Uma outra particularidade do trabalho do ginecologista, que acaba inclusive diferenciando eles de outras especialidades, é a participação ativa em durante um dos momentos mais importantes da vida da mulher, a hora do parto. Mas, neste caso, o ginecologista acaba não trabalhando sozinho, sendo que geralmente ele acaba tendo o apoio da obstetrícia e também da cirurgia obstétrica.

Ginecologista

Uma das atividades mais nobres que este profissional acaba exercendo ao longo dos anos de atividades é a participação nos mais variados tipos de projetos de controle e de orientação com relação a natalidade. Geralmente estas atividades são feitas pelos ginecologistas que atuam no poder público.

Opções de trabalho e mercado

O mercado de trabalho para os médicos, quase sempre, se mantém estável. Afinal de contas, as pessoas estão sempre procurando por estes profissionais que podem tanto salvar uma vida quanto também oferecer uma melhor qualidade do viver. Mas em alguns centros, o mercado para os ginecologistas está saturado.

Dentre as possibilidades de trabalho do ginecologista, uma delas está a atuação em clínicas e também nos hospitais, podendo ser públicos e privados. O profissional também pode atuar nos programas municipais de saúde da mulher.

A possibilidade de abertura de um consultório próprio sempre é um caminho que acaba atraindo muito os médicos. Já aqueles que decidem dar continuidade aos seus estudos podem acabar dando aulas para universidades, contribuindo para a formação de novos profissionais desta área.

Remuneração

O salário de um médico ginecologista varia muito de região para região e também acaba sendo muito diferentemente dependendo do caminho e da carreira escolhida. Mas, em média, nos hospitais, estes profissionais acabam ganhando a média de R$ 2,4 mil.

Formação

O ginecologista precisa passar por 6 anos do curso de medicina, mais 2 anos de residência médica.

Comentários