Home Guia de Profissões > Juiz de Direito

Juiz de Direito

Ele dá a palavra final nos tribunais e tem sua carreira marcada pela responsabilidade e dedicação.

Habilidade em tomar decisões. Esta deve ser a principal característica de quem pretende se tornar um juiz de direito. Esse profissional vive cercado de processos judiciais e precisa decidir o destino de diversas causas todos os dias. É obrigatória sua presença no fórum pelo menos das 13 horas às 18 horas, diariamente, para realizar audiências, atender advogados e despachar processos.

Publicidade

Para se tornar um juiz, o caminho é complexo. O primeiro passo é concluir o bacharelado em Direito. Depois disso, é preciso mais três anos de experiência – como advogado, escrevente em cartório, promotor de Justiça ou delegado de polícia – e prestar um concurso público estadual. Antes de começar a trabalhar, os aprovados ainda freqüentam a escola de magistratura.

A carreira inicia como juiz substituto em pequenas comarcas, ou seja, em pequenas cidades, como auxiliar do juiz titular. Nesta função, atua em todas as áreas – cível, criminal e juizados de pequenas causas. O novo juiz permanece, em média, dois anos nesses locais até ser promovido para comarcas maiores, buscando uma especialização em varas de família e sucessões, da infância e da juventude, da fazenda pública, criminais, cíveis e de registro público.

Ao deixar de ser juiz substituto, passa necessariamente a ocupar o cargo de juiz titular em uma comarca de primeira entrância, que corresponde a pequenas cidades do interior do país. O próximo degrau são as comarcas de segunda entrância, formadas por cidades de porte médio. Depois, passa para as comarcas de terceira entrância, que correspondem às grandes cidades do interior e próximas às capitais de cada estado. O ponto máximo da carreira é chegar a juiz de entrância especial, em que vai ocupar a comarca principal, nas grandes capitais. Juiz de direito

Publicidade

Mercado

Estável. Poucas vagas são abertas nos concursos públicos para juiz de direito. O candidato precisa estar muito bem preparado, pois a concorrência é alta e as provas, difíceis – nem sempre todas as vagas são preenchidas. Há muitos cursinhos preparatórios para estes concursos em dezenas de cidades do país.

Opções de trabalho

• Seguir carreira em pequenas, médias e grandes comarcas.
• Trabalhar com varas de família e sucessões, de fazenda pública, criminais, cíveis e de registro público.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 10.000,00.

Formação

10 semestres em média.

Bacharel em Direito: Mackenzie-São Paulo/SP; PUC-Belo Horizonte/MG; UEL-Londrina/PR; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPR-Curitiba/PR; UFSC-Florianópolis/SC; UnB-Brasília/DF; Unesp-Franca/SP; USP-São Paulo/SP; Faculdades Integradas Curitiba/PR; FDV-Vitória/ES; PUC-Curitiba/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; PUC-São Paulo/SP; UEM-Maringá/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFC-Fortaleza/CE; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFJF-Juiz de Fora/MG; UFPA-Belém/PA; UFPE-Recife/PE; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFSM-Santa Maria/RS; UFU-Uberlândia/MG; Uniceub-Brasília/DF; Faculdades Milton Campos-Nova Lima/MG; Fadi-Sorocaba/SP; FC Jurídicas e Soc. Vianna Jr.-Juiz de Fora/MG; Furb-Blumenau/SC; Furg-Rio Grande/RS; Imes-São Caetano do Sul/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Betim/MG; Toledo-Pres. Prudente-Presidente Prudente/SP; UCS-Caixias do Sul/RS; UFMA-São Luís/MA; UFPel-Pelotas/RS; UFV-Viçosa/MG; UniFMU-São Paulo/SP; Unimonts-Montes Claros/MG; UniRitter-Canoas/RS; Unisal-Lorena/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS; Univem-Marília/SP; Ufes-Vitória/ES.

Atenção: Concurso Público e Magistratura: Após concluir o bacharelado em Direito, o interessado deve estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e ter pelo menos três anos de experiência na área de advocacia para depois prestar um concurso público de provas e títulos. Para exercer a função, os aprovados no concurso ainda terão de freqüentar cursos específicos em escolas de magistratura. O cargo inicial é o de juiz substituto.

Veja também: