Home Guia de Profissões > Otorrinolaringologista

Otorrinolaringologista

A especialização em otorrinolaringologia, é a área que trata do ouvido, nariz e a garganta dos seus pacientes, hoje é um profissional bastante requisitado devido a baixa qualificação de mercado.

Publicidade

O profissional otorrino é uma das mais importantes especialidades e completas, uma grande área que realiza o tratamento, pesquisas e ainda acompanha diversos problemas determinados como por exemplo infecções e inflamações das vias aéreas, bem como distúrbios digestivos, de fala, audição e cefaleias, traumas faciais, e ainda uma possibilidade de exercer toda a terapia especializada na área de radiologia, cirurgia de trato cérvico facial e ainda eletrofisiologia.

Há pouco mais de 20 anos atrás, os profissionais consideravam o médico otorrino basicamente como um especialista que estudava, prevenia e acima d tudo tratava e fazia a sua devida manutenção no ouvido, nariz e garganta, mas aos poucos este profissional começou a ganhar infinitas atividades, estas atribuídas a diversas áreas, atuando como clínico, até mesmo realizando cirurgias de grande porte relacionadas a cabeça, e o pescoço. Dominando totalmente a região delimitada na base do crânio e as espáduas.

Otorrinolaringologista

Publicidade

Mercado

Como citado anteriormente, o otorrino conta com muitas possibilidades de atuação dependendo das suas habilidades, e para quais as especialidades que estiver preparado. Este profissional poderá atuar como clínico, realizando as consultas, os tratamentos de alergias, tratando e diagnosticando problemas de pregas vocais, amigdalas, estruturas afetadas por tumores, praticando cirurgia estética funcional de face, contando com a grande liberdade de atuar em rede pública ou privada de saúde.

Opções de trabalho

Os profissionais da área de otorrinolaringologia contam com diversas opções de trabalho interessantes, entre elas podemos citar a atuação em clínicas particulares de estética de trato nasal ou ainda atuando como profissional de medicina nas áreas de saúde pública, desempenhando tratos de diversas finalidades, além de também cirurgia estética corretiva.

Remuneração

A remuneração mensal deste profissional deve oscilar entre os valores de R$ R$ 2.400 mensais por 20 horas de trabalho semanais.

Formação

Com relação a formação profissional, o médico deverá contar com 12 semestres de estudo na área de medicina, e mais dois a quatro anos de residência na área de otorrinolaringologia.

Os melhores cursos para bacharelado em medicina são:

UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP, entre outras instituições.

As melhores instituições para residência em Otorrinolaringologia são a instituições Unifesp-São Paulo/SP; FCMSCSP-São Paulo/SP; Unicamp-Campinas/SP, entre outras instituições específicas na área da saúde no Brasil.