Home > Guia de Profissões > Psicopedagogo

Psicopedagogo

O psicopedagogo é um profissional muito importante tanto para as crianças quanto para os adultos, sendo responsável por tratamentos e métodos que podem ajudar a melhorar todos os processos de aprendizagem destes públicos. Apesar do tratamento com adultos também ser bastante procurado, as crianças é que acabam consultando mais frequentemente com os psicopedagogos.

Quando os pais acompanham de perto o desempenho das crianças nas escolas, é normal que eles se preocupem quando elas apresentam algum tipo de dificuldade que se refletem nas notas e também no desempenho com um todo. Muitos acabam levando suas crianças para consultar com médicos, mas nem sempre os problemas são clínicos.

Na grande maioria dos casos, os psicopedagogos acabam trabalhando dentro de escolas e outras instituições de ensino, justamente como uma forma interessante de apoiar os alunos que acabam apresentando qualquer tipo de dificuldade.

Para entender quais são os motivos que estão fazendo com que os alunos apresentem dificuldades nas questões que envolvem aprendizagem, os profissionais que trabalham com psicopedagogia analisam todos os fatores que podem influenciar neste desempenho. Mas as mesmas técnicas também podem ser utilizadas dentro de empresas, para melhorar o desempenho dos profissionais, por exemplo.

Psicopedagogo

As tarefas dos psicopedagogos também podem ser aproveitadas na área da saúde, especialmente no tratamento de determinadas crianças que acabam tendo problemas com relação a aprendizagem e que esteja diretamente relacionado com outros tipos de problemas de saúde.

A psicopedagogia não é uma área composta apenas por profissionais de uma área específica, sendo que geralmente são pessoas que trabalham com pedagogia, com psicologia, ou ainda como fonoaudiologia.

Opções de trabalho e mercado

Trata-se de uma área relativamente nova no Brasil, e, portanto, pode ser considerada em alta. A grande maioria das vagas que são abertas para os profissionais com esta formação ainda são encontradas nas escolas e outras instituições de ensino. Mas existem outros campos de trabalho que podem ser explorados.

As próprias empresas privadas estão passando a contratar estes profissionais, com o objetivo de criar mecanismos internos que resolvam determinados problemas que os colaboradores possam estar tendo. Além disso, estas empresas também podem contratar psicopedagogos como parte da equipe do programa de treinamento.

Remuneração

Os vencimentos iniciais das pessoas que trabalham como psicopedagogos giram em torno dos R$ 1,6 mil, variando muito de acordo com a opção de carreira escolhida.

Formação

A formação pode ser feita nos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia ou Psicologia, com duração média de 8 a 10 semestres.

Comentários