Home » Guia de Profissões » Psicopedagogo

Psicopedagogo

Psicopedagogo

A função desse profissional é melhorar os processos de aprendizagem de crianças e adultos. 

Quando uma criança começa a apresentar dificuldades de aprendizado na escola, repetindo o ano e tirando notas baixas, é muito comum que os pais a levem a um médico, sem saber que o problema, na maioria das vezes, está longe de ser clínico. De fato, em muitos casos, o acompanhamento de um psicopedagogo institucional na própria escola pode ser suficiente para resolver a questão. Responsável por auxiliar a identificação e resolução de problemas envolvidos nos processos de aprendizagem, esse especialista tem sido muito útil não só no combate à repetência e à evasão escolar, mas também na melhoria do desempenho profissional de funcionários de médias e grandes empresas.

A área da saúde é um outro campo de atuação em que os psicopedagogos clínicos orientam e estimulam crianças doentes no processo de aprendizagem. Esses profissionais trabalham em hospitais e clínicas e fazem a ponte entre pacientes, médicos, enfermeiros e familiares, ajudando a estabelecer uma comunicação que em muitos casos é complicada e cheia de dúvidas.

A maioria dos que atuam nesta área é composta de profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou Fonoaudiologia, que procuram os cursos de especialização em Psicopedagogia oferecidos em várias universidades do país. A atividade no Brasil ainda tem potencial de crescimento. A Psicopedagogia estabeleceu-se entre nós há algumas décadas, vinda da Argentina, país onde a profissão já faz parte do cotidiano de empresas, hospitais e instituições de ensino. No Brasil, as perspectivas são promissoras em todas essas áreas, principalmente na empresarial, que só muito recentemente começou a contratar psicopedagogos.

Mercado

Em alta. Departamentos de recursos humanos de empresas procuram cada vez mais esse profissional, para melhorar a qualidade de aprendizado de seus funcionários. Hospitais e escolas também contratam psicopedagogos para orientar e ajudar crianças doentes com dificuldades de aprendizado.

Opções de trabalho

Atuar como psicopedagogo institucional em escolas e empresas.
Trabalhar como psicopedagogo clínico (contudo, a profissão ainda não está regulamentada).

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.600,00.

Formação

8 semestres, em média, para licenciatura em Pedagogia: UFC-Fortaleza/CE; Ufes-Vitória/ES; UFPE-Recife/PE; UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; USP-São Paulo/SP; UFSCar-São Carlos/SP; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unesp-Marília/SP; PUC-Rio de Janeiro/RJ; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; UFU-Uberlândia/MG; Unicamp-Campinas/SP; Furg-Rio Grande/RS; PUC-Curitiba/PR; PUC-Porto Alegre/RS; PUC-São Paulo/SP; UCS-Caxias do Sul/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Duque de Caxias/RJ; UFF-Angra dos Reis/RJ; UFG-Goiânia/GO; UFMT-Campo Grande/MT; UFSM-Santa Maria/RS; Unesp-Araraquara/SP; Unesp-Presidente Prudente/SP; Unesp-Rio Claro/SP; Unisantos-Santos/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS; UPF-Passo Fundo/RS; Faculdade Santa Marta-São Lourenço/MG; Fafic-Campos dos Goytacazes/RJ; Famosp-São Paulo/SP; Furb-Blumenau/SC; Mackenzie-São Paulo/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Belo Horizonte/MG; Udesc-Florianópolis/SC; Uece-Fortaleza/CE; UEM-Maringá/PR; Uemg-Belo Horizonte/MG; UEPG-Ponta Grossa/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFG-Jataí/GO; UFJF-Juiz de Fora/MG; UFMS-Dourados/MS; UFMT-Rondonópolis/MT; UFPel-Pelotas/RS; UFPR-Curitiba/PR; UFS-Aracaju/SE; Unaerp-Ribeirão Preto/SP; Unesc-Criciúma/SC; Unijuí-Ijuí/RS; Unimep-Piracicaba/SP; USC-Bauru/SP; USM-São Paulo/SP.

8 a 10 semestres para bacharelado em Fonoaudiologia: UFBA-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; UCG-Goiânia/GO; Unicap-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; UFSM-Santa Maria/RS; UCP-Petrópolis/RJ; Universidade Veiga de Almeida-Rio de Janeiro/RJ; Univali-Itajaí/SC; PUC-Campinas/SP; PUC-São Paulo/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-São Paulo/SP; USP-Bauru/SP; Unaerp-Ribeirão Preto/SP; Unesp-Marília/SP; Unimep-Piracicaba/SP; USC-Bauru/SP; Cesumar-Maringá/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UTP-Curitiba/PR.

8 a 10 semestres para bacharelado e licenciatura em Psicologia: Ufal-Maceió/AL; UFBA-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; Ceub-Brasília/DF; Ufes-Vitória/ES; UCG-Goiânia/GO; PUC-Belo Horizonte/MG; UFPB-João Pessoa/PB; Unicap-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; UFF-Niterói/RJ; Ulbra-Canoas/RS; UFS-São Cristóvão/SE; Univali-Itajaí/SC; PUC-São Paulo/SP; USP-São Paulo/SP; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSCar-São Carlos/SP; UnB-Brasília/DF; USP-Ribeirão Preto/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto ALegre/RS; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFRN-Natal/RN; UFSC-Florianópolis/SC; UFU-Uberlândia/MG; Unimep-Piracicaba/SP; PUC-Rio de Janeiro/RJ.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.