História do Brasil

Governo José Linhares

Getúlio Vargas renuncia a presidência da república no dia 29 de outubro de 1945. Com isso, José Linhares que era o Presidente do Supremo Tribunal Federal e estava em uma festa com sua família, foi convocado para comparecer ao Ministério da Guerra onde já era esperado pelo Ministro Pedro Aurélio de Góis Monteiro. Lá, onde já era esperado, ficou sabendo que deveria tomar posse como Presidente Interino com a missão de garantir a estabilidade do País e presidir as eleições que foram marcadas para o dia 2 de dezembro do mesmo ano.

As forças armadas brasileiras adotaram um papel receoso em relação às eleições. Acreditava que estas deveriam ser marcadas apenas com a normalização da vida democrática. Mas o próprio Ministro da Guerra, Góis Monteiro, garantiu que a transição de governo seria feita imediatamente garantindo, e mantendo, o calendário eleitoral.

José Linhares ficaria por pouco tempo no poder. Seu mandato terminaria no dia 31 de Janeiro de 1946, tendo exatos 93 dias de governo. Como seu governo foi caracterizado por ser de transitoriedade, com pouco tempo e poucos projetos, existiram alguns reboliços para escolher seus auxiliares diretos.

O então Presidente, José Linhares, pretendia escolher seus auxiliares de governo, mas o Ministro da Guerra acabou intervindo. Góis Monteiro alegou que tais nomes que seriam indicados deveriam ser analisados em parceria. Além disso, pediu também a inclusão do Brigadeiro Eduardo Gomes e do General Eurico Gaspar Dutra para que a análise dos nomes fossem feita.

Retrato de José LinharesHouve várias controvérsia sobre os nomes expostos. O Brigadeiro, logo de imediato aceitou a lista sem problemas algum. Já o General discordou pois acreditou que os nomes expostos eram desfavoráveis a sua candidatura.

O Presidente acabou por intervir no assunto, desencadeando um clima completamente desconfortável. Em meio a isso, o Ministro da Guerra Góis Monteiro, vetou o seu próprio nome que estava incluído na lista para continuar como líder do Ministério. E esta lista foi aprovada sem o seu nome.

O Marechal Gaspar Dutra não aceitou a aprovação da lista sem o nome de Góis, que era seu fiel aliado, e secretamente pediu aos Generais que foram citados para que não aceitasse ocupar o cargo. Após a recusa de todos os Generais, dentre eles Salvador Obino, Ari Pires, Amaro Bittencourt, o então Ministro Góis aceitou continuar no cargo.

Além disso, o Presidente José Linhares nomeou um grande numero de parentes para os cargos públicos de seu governo, sendo duramente criticado pelos populares. Conseguiu, também, fazer com que as eleições fossem realizadas.

Um dos seus maiores feitos enquanto esteve no poder foi a criação do Fundo Rodoviário Nacional que financiava os Estados no que diz respeito a construções de rodovias.

Por: Pedro Augusto Rezende Rodrigues