História

Pré-História

O termo Pré-História é utilizado para designar o período que medeia entre o aparecimento dos primeiros antepassados do homem e a invenção da escrita, por volta de 3500 a.C.

O estudo da Pré-História requer técnicas específicas, pois depende da análise de documentos não-escritos (restos fósseis, armas e utensílios, moradias primitivas, esculturas, pinturas etc). Seu objetivo é reconstituir a evolução física e cultural do homem durante a longa fase que antecedeu os tempos históricos.

Costuma-se periodizar a Pré-História tomando como referência o material de uso mais comum na confecção de armas e utensílios. Todavia, essa classificação apresenta uma deficiência grave: ela exclui os primeiros ancestrais do homem atual, os quais possuíam características físicas humanoides mas — ao que se saiba — ainda não produziam instrumentos.

A divisão tradicional da Pré-História costuma ser a seguinte:

  • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada:
    • Paleolítico Inferior: 2000000 a 40000 a.C.
    • Paleolítico Superior: 40000 a 10000 a.C.
  • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida: 10000 a 5000 a.C.
  • Idade dos Metais: a partir de 5000 a.C.

As datas acima são aproximadas e não se aplicam a todos os grupos humanos; elas se referem apenas à primeira vez em que ocorreram certas transformações técnicas e culturais. Por exemplo: somente na Mesopotâmia o Período Neolítico teve início por volta de 10 000 a.C. Aliás, até hoje existem comunidades que vivem no Paleolítico.

Veja mais em: A Origem do Homem

Paleolítico

É também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Os homens fabricavam instrumentos com lascas de ossos, chifres, pedra e madeira.  Os homens do Paleolítico viviam em grupos, habitavam cavernas, eram nômades e viviam da caça, da pesca e da coleta.

Cena retratando a pré-história.A grande conquista da humanidade, nesse período, foi o controle do fogo, que deu aos homens daquela época maior domínio sobre o meio ambiente, garantindo- lhes a sobrevivência, gerando calor e luz, protegendo-os do frio, da escuridão e cozinhando alimentos.

A produção intelectual do homem paleolítico é comprovada em esculturas, vestígios de ferramentas e pinturas em cavernas, como a de Tassili, na Argélia, que retratam cenas do cotidiano e animais.

Veja mais em: Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Neolítico

Denomina-se neolítico o período da pré-história compreendido entre o aparecimento da agricultura e o aparecimento da escrita.

É impossível determinar cronologicamente o início e o término desse período, já que, como vimos, a evolução cultural da humanidade não se processou de maneira uniforme. Ainda hoje perduram culturas neolíticas. Entre elas, podemos citar a dos papuas, que vivem na Nova Guiné.

A passagem do paleolítico para o neolítico dá-se através da revolução agrícola. O homem, começando a praticar a agricultura, deixa de ser coletor para ser produtor de alimentos. Com isso, consegue exercer maior domínio sobre o meio do que qualquer dos seus predecessores.

O cultivo da terra gerou varias transformações na vida da humanidade. Enquanto no paleolítico os povos eram nômades, isto é, andavam a procura de alimentos, no neolítico adquiriram condições de sedentarização, pois a passagem para produtor lhes garantia uma forma muito mais segura de sobrevivência. Além disso, obtiveram a possibilidade de estocar alimentos. Essa nova situação traz como consequência a melhora do padrão de vida da humanidade, a diminuição da mortalidade, e um aumento muito mais rápido de população.

Se no período paleolítico, o homem como coletor, habitava as cavernas, agora, no neolítico como produtor, procura morar próximo aos lugares mais férteis. Constrói, então, habitações nas margens de rios e lagos, denominadas palafitas.

Outra consequência da agricultura é o aparecimento da divisão do trabalho.

Enquanto o homem pratica a caça e a pesca, a mulher fica reservado o papel de plantar e colher alimentos. Gradativamente, é introduzida a atividade do pastoreio, com a finalidade de abastecimento e tração.

Pré-história no Egito.
A domesticação das plantas e dos animais, no Antigo Egito.

Pode-se destacar, ainda, como características desse período:

  • Invenção da roda.
  • Cerâmica.
  • Invenção de barcos.
  • Instrumentação da pedra polida.

Veja mais em: Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Idade dos Metais

No final do período, inicia-se a utilização dos metais. Numa primeira fase, usa-se o cobre como era encontrado na natureza. Em seguida, aparecem técnicas de fundição, que levaram a obtenção de metais mais resistentes. Conseguia-se obter o bronze através da liga de cobre e estanho e funde-se o ferro. Com isso, confeccionaram-se instrumentos mais perfeitos.

Com o decorrer do tempo, as técnicas foram se aperfeiçoando. As construções tornaram-se mais diferenciadas e, na agricultura, iniciou-se a irrigação do solo.

Quando o homem criou a escrita, iniciaram-se os tempos históricos. Foi possível, então, uma reconstrução sistemática da historia.

Veja mais em: Idade dos Metais

Por: Lilian Dreyer

Assuntos relacionados: