Home História > Guerras > Causas da Primeira Guerra Mundial

Causas da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi um dos períodos mais sangrentos da nossa história. Para os alunos do ensino básico, esse tema é um dos mais interessantes de toda a história. Para estudar as batalhas que envolvem o globo todo é necessário muita atenção e cuidado com as generalizações.

As causas que levaram acontecer a Primeira Guerra Mundial são muito complexas e tentaremos colocar algumas delas aqui. São diversos eventos, ao longo da história, que foram aquecendo a panela de pressão que vivia a Europa.

A causa imediata da guerra foi o atentado, resultando em assassinato, do Arquiduque do Império Astro-Húngaro Francisco Fernando por nacionalistas sérvios, respectivamente pelo grupo Bósnia Jovem que atuava junto com o grupo Mão Negra. Na verdade, Gavrilo Princip buscava a união dos territórios sérvios.

O Arquiduque Francisco Fernando era sucessor do trono do Império e isso causou um grande mal estar na Europa. Então, como se sabe, essa foi a gota d’água que encheu a panela de pressão que o continente estava vivendo.

PRINCIPAIS CAUSAS:

PARTILHA DA ÁFRICA E ÁSIA

No século anterior – séc. XIX – quando os europeus realizaram a partilha do território africano e asiático, fez gerar enormes desentendimentos entre as nações europeias. As grandes potências buscavam mercado consumidor e mão-de-obra barata para as suas fábricas. Assim, Inglaterra e França ficaram com os melhores territórios e a Alemanha e Itálica ficaram com os de baixo valor.

Esse sentimento de rancor e descontentamento dos italianos e alemães ficou até o início do século XX. Sendo considerada também uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.

FORTE INVESTIMENTO EM ARMAMENTO

Ao longo do século XIX, muitas nações prevendo um futuro violento, passaram a investir fortemente em armamento. A partilha da África e da Ásia influenciou o aumento do investimento nesse segmento também. As tensões geravam muita insegurança. Sem contar, o nacionalismo estava exacerbado, aumentando significativamente.

CONCORRÊNCIA ECONÔMICA

A Revolução Industrial ainda estava ocorrendo a todo vapor na Europa. Os investimentos em ciência e tecnologia só aumentavam a cada ano. Mas para superar o aumento constante de produção era necessário encontrar pessoas que as consumissem, além da matéria-prima para fazer os seus produtos manufaturados. Eles encontraram isso, na Europa, América, África e Ásia. No entanto, a disputa entre as nações europeias arraigava o sentimento nacionalista e incentivava ainda mais a rivalidade. Muitas das concorrências econômicas tinham como prática a deslealdade, incentivada pelos governos locais. Tudo pelo lucro!

NACIONALISMO

Na Europa pré-guerra estava exposta, de modo exacerbado, o nacionalismo. Além das rivalidades históricas, como Alemanha e Inglaterra, havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. Havia-se, no primeiro caso o ideal alemão de criar um grande império, unindo países de origem germânica. O pan-eslavismo, era um sentimento forte, incentivado, principalmente pela Rússia, em unir todos os países de origem eslava.

RESULTADOS:

Além dessas principais causas houve outras que não foram tão importantes, mas que contribuíram para que explodisse a Primeira Guerra Mundial. Como por exemplo: as disputas prévias mal resolvidas, complexo sistema de alianças, governos não-unificados, atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas, planejamento militar muito rígido e movimentos ultranacionalistas.

De acordo com alguns historiadores essa guerra mobilizou cerca de 70 milhões de pessoas, sendo 60 milhões de europeus. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, sendo um dos piores genocídios do mundo. É considerado o sexto maior conflito mortal da história. Além disso, abriu portas para uma série de revoluções, em muitas nações envolvidas, e também um reordenamento do mapa europeu.

Por fim essa batalha foi apenas o cardápio de entrada para a Segunda Guerra Mundial, pois a Alemanha não iria aceitar a derrota do jeito que foi.                

Referências bibliográficas:

  • http://www.infoescola.com/historia/causas-da-primeira-guerra-mundial/
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial#/media/File:WWImontage.jpg
  • http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/causas_primeira_guerra.htm

Por: Claudio Armelin Melon

Veja também: