Home » Informática » Glossário Web

Glossário Web

 A era da informática é repleta de termos, siglas, gírias e palavras que a maioria não entende o significado. Se você tem alguma dúvida ou curiosidade a respeito da Internet e suas ferramentas de informática, então consulte nossos glossários e entenda melhor o mundo cibernético.
 
GLOSSÁRIO WEB

  @ - Arroba
 
  O símbolo nasceu na Europa Medieval para poupar tempo e pergaminhos. Muitas letras que no latim apareciam juntas com freqüência acabaram agrupadas num só tipo, a chamada ligatura. O @ representava o "ad" no latim. No fim do séc. XIX o símbolo foi incluído nas máquinas de escrever, mas por volta do início da Segunda Guerra Mundial, o @ caía em desuso.
 
  Emplacou na era digital por causa de um programador de computadores dos EUA, Ray Tomlinson. Em 1971 Tomlinson trabalhava para a empresa de informática Bolt Beranek & Newman. Pioneiro do correio eletrônico, ele buscava no teclado um caractere que isolasse o nome e o local do endereço eletrônico para que o computador não confundisse os dois.
 
  Escolheu o @ e lançando o símbolo no ciberespaço. Seu primeiro endereço no gênero, usado para a troca de correspondência entre computadores do tamanho de um refrigerador foi tomlinson@bbn-tenexa.
 
  Acesso dedicado
 
  Forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a rede mundial de computadores. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais.
 
  Empresas de grande porte também estão conectando suas redes internas de forma dedicada à Internet. Além disso, todos os servidores encontrados na rede, como Web sites e servidores de FTP, mantém uma ligação permanente para que os usuários possam acessá-los a qualquer momento. Nesse tipo de ligação, o computador recebe um endereço único pelo qual pode ser localizado.
 
  Acesso discado (Dial-up)

 
  É o tipo de acesso por telefone dos usuários comuns. Para utilizá-lo, basta um computador, linha telefônica e modem. O usuário utiliza o computador (com um programa de comunicação) para fazer a ligação até o seu fornecedor de acesso (provedor pago ou gratuito). Ao ser recebido pelo computador do provedor, deve indicar seu nome de usuário e senha para poder entrar no sistema.
 
  Assinatura
 
  Existem três definições para o termo assinatura na Internet:
 
  1. Um arquivo (tipicamente de três ou quatro linhas) que as pessoas inserem no fim de suas mensagens por e-mail para adicionar nome, endereço, telefone e, em alguns casos mais criativos (ou exibicionistas, dependendo do ponto de vista), citações e desenhos feitos com caracteres, conhecidos como arte ASCII. Veja também: arte ASCII.
 
  2. (Fazer uma assinatura.) Entrar em uma lista de distribuição ou newsgroup.
 
  3. Contrato realizado com um fornecedor de acesso ou serviço. Ao fazer uma assinatura (também chamada de conta) junto a um fornecedor de acesso ou serviço, o usuário recebe um nome pelo qual será identificado na rede (chamado de username, nome de usuário ou apelido) e uma senha para garantir a segurança do acesso. Veja também: conta.
 
  Attachment ("arquivo atachado")
 

  Envio de um arquivo associado a uma mensagem. A maioria dos programas de correio eletrônico, como o Eudora e Outlook permitem que arquivos sejam enviados junto com uma mensagem. Esses arquivos podem ser textos, fotos entre outros. Ao chegar no destinatário, os arquivos associados podem ser copiados para o computador.
 
  Banner
 
  Anúncio colocado em páginas de Web. O banner, ao contrário do grabber, não tem uma ligação de hipertexto para o Web site do anunciante.
 
  BPS

 
  BPS (bits por segundo) é uma medida de velocidade de transmissão de dados. É utilizada para avaliar a velocidade de modems e conexões como linhas dedicadas. Você também vai encontrar Kbps (equivalente a mil bps) e Mbps (equivalente 1 milhão de bps).
 
  Browser
 
  Veja navegador.
 
  Chat
 
  Conversa em tempo real através do computador. Em alguns sistemas mais antigos de chat, a tela é dividida em duas. Cada parte contém o texto de um dos interlocutores. Novos sistemas permitem a criação de "salas" de conversa em páginas de Web. O chat na Internet ficou famoso através do servidores de IRC (Internet Relay Chat), onde são criadas as várias "salas" ou "canais" para abrigar os usuários.
 
  Correio eletrônico
 
  Forma de trocar mensagens entre usuários. Não é necessário que o destinatário esteja conectado à rede no momento em que a mensagem chegar. Um aviso indicando quantas mensagens novas existem será apresentado assim que o usuário se conectar ao sistema. É possível enviar cópias de mensagens para várias pessoas e também guardar as mensagens enviadas. Pode-se ainda usar o correio eletrônico para participar de listas de distribuição.
 
  Dial-up
 
  Veja acesso discado.
 
  Download
 
  Quando o usuário copia um arquivo da rede para o seu computador, ele está fazendo um download. A expressão pode ser aplicada para cópia de arquivos em servidores de FTP, imagens tiradas direto da tela do navegador e quando as mensagens são trazidas para o computador do usuário. Também fala-se em download quando, durante o acesso a uma página de Web, os arquivos estão sendo transmitidos. Não existe tradução razoável para o termo, mas no jargão da computação costuma-se falar em "baixar" um arquivo.
 
  Domínio
 
  É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Pelos domínios, é possível que possuem computadores na rede. Um nome de domínio consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, www.unimeds.com.br. Neste caso, dentro do domínio unimeds.com.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como ftp.unimeds.com.br ou news.unimeds.com.br, conforme ele desejar.
 
  E-Mail
 
  Eletronic Mail (correio eletrônico). Ver correio eletrônico.
 
  E-mail address
 

  Caixa postal para troca de mensagens na rede. É o endereço para onde devem ser enviadas as mensagens. O endereço de e-mail é formado nome de usuário (username ou apelido) e o nome de domínio a que ele pertence divididos pelo símbolo de "arroba" que é esse @.
 
  Por exemplo: joao@unimeds.com.br. Neste exemplo, joao é o apelido ou nome que o usuário escolheu no portal unimeds.com.br para utilizar. E unimeds.com.br é o nome de domínio do portal unimeds.com.br.
 
  FAQ (Frequently Asked Questions)
 
  É um arquivo contendo uma lista de perguntas mais freqüentes relativas às dúvidas mais comuns sobre determinado assunto. As respostas destas perguntas são fornecidas por usuários mais antigos, experientes ou pelo responsável por determinado serviço. As FAQ´s em geral são dirigidas para leigos ou neófitos.
 
  Fórum
 
  Termo genérico para grupo de discussão ou debates. A palavra fórum pode ser aplicada tanto para grupos de discussão da Usenet, como para listas de distribuição. Em serviços on-line americanos, a palavra fórum é utilizada para descrever os grupos de discussão internos.
 
  GIF
 
  Sigla para Graphics Interchange Format. Formato de arquivos de imagens mais utilizado na Web. O formato GIF cria arquivos de imagens de tamanho relativamente pequeno em relação aos demais formatos. Graças à essa compactação, é o formato ideal para a utilização na rede.
 
  O tipo de compactação utilizada no formato GIF funciona melhor quando a imagem tem áreas contínuas da mesma cor e, principalmente, poucas cores. Por isso, o formato não é muito recomendado para fotos (nesse caso, o formato JPEG é bem mais eficiente).
 
  Hacker
 
  Habitualmente (e erroneamente) confundido com Cracker, um Hacker é um expert ou Problem Solver, aquele que apresenta soluções para problemas técnicos relativos a Internet.
 
  Home page
 
  Muitas pessoas utilizam inadequadamente o termo home page para definir qualquer página na World Wide Web. Rigorosamente, uma home page é a página de entrada de um Web site, mas o termo pode ser usado também para indicar a página principal de uma determinada seção. Por exemplo, no unimeds.com.br existem várias áreas e em cada uma delas existe uma página principal que pode ser chamada de home page da área.
 
  HTTP (HyperText Transfer Protocol)

 
  Protocolo de comunicação que viabiliza as ligações entre os clientes de WWW e os Web sites. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web (as URLs) seguida de ://. Ela informa ao servidor a forma em que deve ser atendido o pedido do cliente. Ex.: http://www.unimeds.com.br
 
  Link
 
  Nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto. O link (hyperlink) pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos.
 
  Intranet
 
  São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. São utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.
 
  Internet

 
  1. Com inicial maiúscula, significa a "rede das redes", originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associação mundial de redes interligadas que utilizam protocolos da família TCP/IP.
 
  2. Com inicial minúscula significa genericamente uma coleção de redes locais e/ou de longa distância, interligadas por roteadores.
 
  JPEG
 
  Sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. JPEG foi criado para comprimir imagens tiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartuns. O formato JPEG permite uma alta compressão das imagens devido ao seu processo de compressão com perdas. Isso significa que a imagem final pode ficar com qualidade pior do que a original.
 
  Login

 
  O login é o nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, você precisa digitar sua identificação (login), seguido de uma senha (password)
 
  Modem
 
  Equipamento acoplado ao computador para permitir a ligação com a linha telefônica. O modem transforma os sinais emitidos pelo computador em sinais que podem ser transmitidos pela linha telefônica e vice versa. A velocidade do modem é medida em bits por segundo (bps). Para acessar a Web, a velocidade mínima recomendável é de 14.400 bps.
 
  Multimídia
 
  O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.
 
  Navegador

 
  Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a grupos de discussão, web sites, home pages etc.
 
  Net

 
  Em inglês, rede. O termo é utilizado como sinônimo para Internet.
 
  On-line

 
  Termo utilizado para designar todo o tipo de transação entre computadores. Estar conectado à Internet é estar on-line.
 
  Postmaster

 
  E-mail do responsável pelo sistema de correio eletrônico de um servidor de rede. O endereço do postmaster normalmente é algo como postmaster@unimeds.com.br.
 
  Provedores (ou fornecedores) de acesso

 
  Varejistas de conectividade à Internet. Ligados a um provedor de backbone, revendem conexão à Internet aos usuários finais.
 
  Provedores (ou fornecedores) de backbone
 

  Atacadistas de conectividade. Vendem acesso às empresas (provedores), que, por sua vez, comercializam o acesso para usuários finais.
 
  Provedores (ou fornecedores) de informação

 
  Empreendimentos que disponibilizam informações na rede para os usuários.
 
  Serviço on-line

 
  Empresa dedicada à venda de acesso ou conteúdo de uma rede de computadores. O termo serviço on-line tem sido mais utilizado para diferenciar empresas como CompuServe, America Online e Prodigy de fornecedores de acesso à Internet.
 
  Essas empresas montaram suas próprias redes e utilizam programas escritos especialmente para elas. No final de 1994, os grandes serviços on-line começaram uma transição para utilizar a infra-estrutura da Internet. Hoje, o termo já descreve qualquer tipo de empreendimento on-line, desde fornecedores de acesso até empresas que colocam conteúdo na rede.
 
  Smileys (Emoticons)

 
  Convenção utilizada para transmitir o estado de espírito dos interlocutores com caracteres disponíveis no teclado.
 
  : ) para expressar humor, risada, cordialidade e, ocasionalmente, sarcasmo.
 
  : - D gargalhada
 
  : - p língua de fora
 
  : ( para expressar tristeza, raiva ou desgosto.
 
  ; ) sorriso com piscadinha.
 
  : * beijo.
 
  &:- ) despenteado.
 
  URL (Uniform Resource Location)

 
  Padrão de endereçamento da Web. Permite que cada arquivo na Internet tenha um endereço próprio, que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Por isso se diz que cada página da rede tem sua própria URL. Um exemplo de URL é http://www.unimeds.com.br
 
  Web (World Wide Web ou WWW)

 
  Área da Internet que contém documentos em formato de hipermídia, uma combinação de hipertexto com multimídia. Os documentos hipermídia da WWW são chamados de páginas de Web e podem conter texto, imagens e arquivos de áudio e vídeo, além de ligações com outros documentos na rede. A característica multimídia da Web tornou-a a porção mais importante da Internet.
 
  Web site

 
  Um servidor de WWW. Contém páginas interligadas conhecidas como documentos de hipertexto (páginas de Web). Os Web sites são usados para oferecer aos usuários informações institucionais sobre uma empresa, notícias, lojas virtuais, jogos, entre outras.
 


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.