Inglês

10 coisas que a maioria das pessoas não faz ideia sobre o inglês

Pretende estudar inglês? Confira 10 fatos sobre a língua inglesa que muita gente desconhece.

O inglês é uma das línguas mais globalizadas do planeta e de longe a mais importante dentro das empresas. Além de ser falado em praticamente todos os países, por falantes que a tem não só como primeira, mas como segunda ou até terceira língua, o número de falantes no Brasil é bem pequeno e a quantidade de fluentes no idioma é menor ainda. Hoje, contamos com os aparelhos celulares e com seus milhares aplicativos, além das plataformas de ensino online, como é o caso da https://preply.com/pt/ingles-por-skype, que oferece uma grande diversidade de professores que dão aulas de inglês – Skype. Ou seja, as opções são muitas, mas a falta de mão de obra bilíngue no Brasil é tamanha, que muitas empresas estão tendo que contratar estrangeiros.

Sobre sua importância? É só olhar em volta que você vai ver algo escrito em inglês. Nos rádios, na televisão, nos livros, tudo tem alguma influência da língua inglesa, principalmente hoje em dia com a tecnologia. Apesar de ser muito conhecida e difundida, existem alguns fatos da língua inglesa que muita gente não sabe. Neste artigo, trouxemos 10 desses fatores. Confira abaixo!

Estudantes de inglês

Veja 10 fatos sobre o inglês que muitos desconhecem:

  1. O inglês nativo tem vários sotaques e endereços, podendo ser escocês, britânico, americano, irlandês, caribenho, canadense, asiático, africado, australiano e por aí vai. Isso sem citar as línguas crioulas e pidgins, que têm grande influência da língua inglesa.
  1. O inglês tem 44 sons e 26 letras. As 26 letras são utilizadas para representar os 44 sons de centenas de formas diferentes e é por isso, por exemplo, que o som da vogal “i” muda tanto.
  1. O inglês é uma mescla de alemão antigo, nórdico antigo e língua anglo-normanda. A língua tem quase 1500 anos e sofreu modificações nos diversos períodos de sua existência – Old English (séculos V ao XI), Middle English (séculos XI ao XVI) e Modern English (século XVI até hoje).
  1. A letra mais comum na língua é a vogal “E” – representa 11% do que é escrito no idioma. Em segundo lugar, vem a consoante “S”, que é a mais iniciada em palavras de origem inglesa.
  1. Inglês é a língua do céu: independentemente do país sobre o qual estejamos falando, todos os pilotos que atuam em voos internacionais devem ter amplo conhecimento da língua inglesa.
  1. William Shakespeare é uma das mentes literárias mais brilhantes da história. É um verdadeiro mestre da poesia. Quem já estudou sobre ele ou o admira, sabe que ele foi escritor de 37 peças de teatro e de 5 livros de poesia, nos quais inventou mais de 17 mil palavras únicas. Ou seja, 10% das palavras que escreveu foi inventado. Boa parte dessas palavras foram dicionarizadas.
  1. Desde tempos antigos, essa fruta, que é uma das mais consumidas no mundo todo, já tinha o nome de “laranja”, mas a cor ainda não tinha adotado essa mesma denominação. Curiosamente, a cor laranja só foi adotada e dicionarizada muito tempo depois, por volta do ano de 1540.
  1. A única língua falada por mais nativos em todo o mundo, depois do inglês, é o mandarim. O inglês é falado por cerca de 410 milhões de falantes nativos. Já o mandarim, por praticamente o dobro, 940 milhões. Em terceiro lugar temos o espanhol, falado por mais de 390 nativos.
  1. Que a língua inglesa é a que mais cresce no mundo, disso já sabemos. Mas você sabia que esse crescimento é tão acelerado, que acredita-se que uma nova palavra surja a cada 2 horas?
  1. Copyright (direitos autorais) é uma palavra conhecida mundialmente, até por quem não fala o inglês, uma vez que ela é vastamente usada nas redes. Sua derivação, uncopyrighttable, é uma das únicas palavras da língua inglesa que são formadas inteiramente por diferentes letras.

Por: Sophia Parente