Home » Literatura » Introdução à Literatura

Introdução à Literatura

Linguagem:  Qualquer forma de comunicação

Cultura: Qualquer forma de realização humana.

Arte: Criação, expressão pessoal da realidade ou fantasia.

Literatura: Arte das palavras

Denotação X Conotação

Cultura e Arte

O que diferencia fundamentalmente os seres humanos dos outros seres que há na natureza é a sua capacidade de criar cultura. Ao nascer, o homem já se torna parte de uma historia, tem um passado, é herdeiro de um saber.

Ele não começa do “zero”; ao contrario beneficia-se de tudo que já foi criado pelas gerações anteriores e, a partir daí, desenvolve sua vida.

Dentre as criações culturais do homem, há uma que está presente em qualquer grupo socialmente organizado: A arte seja em uma ou varias manifestações.

A arte tem sido usada como um dos principais meios de expressão dos sentimentos, crenças, valores e emoções dos seres humanos, mas tudo isso não se realizaria se não fosse a linguagem. Devemos entendê-la como o meio para que a cultura e os novos pensamentos como um todo sejam divulgados.

Linguagem Literária

  • Uso de metáforas especial
  • Linguagem de ficção
  • Muitas vezes, a mensagem está nas “entrelinhas”.
  • O objetivo é externar sentimentos, criar situações.

Linguagem não-literária

  • Seres e fatos reais
  • As metáforas não são usadas
  • Textos objetivos é informação.

Funções de linguagem

funções = objetivos

A linguagem possui varias funções, isto é, vários objetivos. Quando a usamos, temos a intenção de mencionar, convencer, explicar algo, etc.

1. Função emotiva – Emissor expõe sua opinião, seus sentimentos. Normalmente o texto está em 1ª. Pessoa.

2. Função conativa ou apelativa – O objetivo é convencer o receptor para que ele mude de opinião, compre algo, vote em alguém, va a algum lugar etc.

3. Função referencial ou informativa – Tem como base o contexto, o assunto. O objetivo é apenas dar informação.

4. Função poética – A língua vem apresentada de maneira especial. A conotação e as figuras de linguagem são usadas para passar uma mensagem.

5. Função fática – É a tentativa de se estabelecer contato, iniciar ou continuar uma comunicação.

6. Função metalingüística - A língua explica a si mesmo. Essa função se vê clara no dicionário ou na gramática, onde o idioma é usado parar tirar duvidas, esclarecer fatos sobre ele mesmo.

Autoria: Ellen Lemos


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o