Literatura

Segunda Fase do Modernismo Brasileiro

Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 1818a 1945.

Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupações relativas ao destino dos homens e ao “estar-no-mundo”.

Contexto histórico

A partir da década de 20, mais precisamente depois do crack da Bolsa de Nova York, em 1929, gerando a crise internacional de circulação de mercadorias e o consequente abalo na produção cafeeira, o Brasil (estruturado política e economicamente em bases agrárias) sofre profundas transformações.

A oligarquia rural não mais se sustenta, como antes (política do “café com leite”), no poder e cede lugar e/ou amolda-se com a industrialização e a progressiva modernização do país. A expansão dos parques industriais e do proletariado, a ampliação da rede de ensino e os novos meios de comunicação e de transporte dão o impulso para a transformação em um Brasil novo, com contradições e anseios.

A Revolução de 1930 marcou o fim da primeira República brasileira. Getúlio Vargas e seus partidários organizaram um golpe que destituiu Whashington Luís do poder e impediu a posse de Júlio Prestes, seu sucessor.

Características

A necessidade de re-compreensão de uma realidade tão conflituosa, tanto nacional quanto mundialmente, seria refletida na literatura produzida no Brasil nos anos 1930-1945.

Quando a primeira fase modernista se encanta nos anos 1920, com o moderno, o urbano, enfim, com o futuro (em oposição a um passado retrógrado e superado), literariamente seus autores iniciam um movimento de desconstrução da tradição cultural e artística da arte do fim do século XIX, que ainda prevalecia no XX. Por isso são chamados de “heroicos”: por propor novos (e para alguns, chocantes) padrões de arte para uma sociedade conservadora em termos sociais e artísticos.

A segunda fase do modernismo, por sua vez, admite uma nova postura: a de convivência com a tradição, e não sua desconstrução. Superando o “espírito demolidor” de 1922, mas dando continuidade ao ideal de experimentação, esses autores integram o moderno e o tradicional. Além disso, alguns escritores da “geração de 30” se preocupam mais em registrar os problemas da realidade brasileira do que em experimentar novas formas de linguagem.

Uma vez que há diversidade de autores e de ideologias (tanto políticas quanto estéticas) na chamada “geração de 30″, suas tendências principais também foram diversas:

Poesia

A poesia mostra-se bastante diversificada. Alguns de seus poetas, influenciados pelo Modernismo de 22, iniciam a carreira literária com temas e linguagem prosaicos, bem próximos do cotidiano. Isso pode ser verificado em Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que estreia com Alguma poesia (1930). Outro exemplo é Murilo Mendes (1901-1975): em História do Brasil (1932) ele faz uma paródia dos relatos do descobrimento e colonização da pátria e de textos nacionalistas, tal qual Oswald de Andrade.

Porém, esses mesmos autores recorrem a formas tradicionais de poesia, quando desejam: Murilo Mendes passa a fazer uma poesia mística/neossimbolista e, depois, de forte influência surrealista; Drummond, em Claro Enigma (1951), faz versos rimados e metrificados.

Vinicius de Moraes (1913-1980) também é um exemplo de poeta diverso: de versos sentimentais e religiosos, passa a uma poesia baseada no cotidiano das classes populares cariocas. Também escreve dezenas de sonetos à moda clássica, que se tomam seus mais famosos poemas.

Por sua vez, Jorge de Lima (1893-1953) transita entre uma poesia regionalista (que retrata o ambiente dos engenhos de cana, onde cresceu), a temática mística católica (na qual se envolveu junto com o amigo Murilo Mendes), e versos experimentais (a partir de influências surrealistas e cubistas, como demonstra em Invenção de Orfeu, de 1952).

Cecília Meireles (1901-1964) apresenta uma poesia de temas intimistas, construída com recursos formais tradicionais, em sua maioria; celebrizou-se também por versos de temática histórica, com Romanceiro da Inconfidência (1953).

Prosa

A prosa caracteriza-se, principalmente, por uma vertente neorrealista, isto é, que retrata a realidade e seus problemas, a fim de conscientizar os leitores.

Nesse sentido, observa-se uma vertente regionalista, com autores que retratam regiões marginalizadas do Brasil, como Rachel de Queiroz (1910-2003), José Lins do Rego (1901-1957), Graciliano Ramos (1892-1953) e Jorge Amado (1912-2001); uma vertente urbana, cujas obras representam as tensões sociais nas cidades, como em Marques Rebelo (1907-1973) e Dionélio Machado (1895-1985).

Há também romances intimistas, que abordam o interior do indivíduo que se sente inadequado ou angustiado em relação à realidade. A obra dos escritores Cyro dos Anjos (1906-1994) e Cornélio Pena (1896-1958) exemplifica essa vertente.

Por: Hebert Arns

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