Home Pedagogia > Bullying

Bullying

Bullying é um ato de violência física ou psicológica cometido por um indivíduo ou grupos com a intenção de ridicularizar alguém, por nenhum motivo aparente. Apesar do termo ser novo, a prática de agressões é antiga e repetitiva, principalmente em ambientes escolares.

Publicidade

Curiosamente, em 20% dos casos o praticamente do Bullying já foi vítima, e age como vingança.

As pessoas que são alvos de bullying pode ter alguns sintomas como: Distúrbios do sono, dores e marcas de ferimento, transtornos alimentares, agressividade, pensamentos sobre suicídio, isolamento social, tristeza constante.

Bullying na escola e universidades

O bullying na escola e universidades são recorrentes, todos os anos se tem notícias de pessoas vítimas de bullying, em alguns casos sérios causam transtornos, agressões físicas e mortes. No ambiente escolar é difícil lidar com essas situações, pois geralmente envolve mais de uma pessoa, grupos praticam o bullying.

A diretoria das escolas e universidades tentam combater essa violência a partir do diálogo, mas nem sempre isso resolve.

As formas de agressão mais comuns são: Empurrões, pontapés, insultos, xingamentos, apelidos, espalhar histórias falsas e humilhantes, criar situações vexatórias, ameaças. Essas agressões podem vir acompanhadas de extorsões, podem obter dinheiro e fazer com que o indivíduo faça coisas sem a intenção.

Bullying

Publicidade

Como combater o Bullying

A melhor forma para combater o Bullying é o dialogo, conversar com os responsáveis pela criança, ou se for adulto, conversar com ele próprio, uma conversa franca, quase sempre acaba com os problemas. Muitas pessoas que cometem o Bullying com alguém, fazem isso para se aparecer, conversar com o indivíduo pessoalmente pode causar vergonha, e isso acabar com os problemas definitivamente.

Como superar o Bullying

Não é nada fácil ser zoado na escola, sofrer bullying é uma das piores coisas na vida de uma pessoa, para superar tudo isso, você tem dois caminhos: Não ligar para o que os agressores falam sobre você ou Surpreender a todos com um novo estilo e uma nova personalidade.

Não ligar para os agressores é simplesmente seguir sua vida, do jeito que sempre fez e não ligar para zoações ou xingamentos, isso pode ser ruim e não funcionar, mas quando você está em um nível de pensamento no qual não liga para coisas desnecessárias, você verá que aqueles que zoam de você, não irá se importar mais, pois você não se importa mais com eles.

Surpreender a todos é o melhor método para superar o Bullying, fazer aquilo que acham que você não é capaz, não é só uma prova para os agressores, mas para si mesmo, a mudança deve acontecer de dentro para fora. Muitos casos de Bullying acontecem com pessoas acima do peso, que tal fazer uma dieta e perder uns quilinhos e deixar todos de queixo caído? Ou melhor ainda, se não quiser emagrecer, mude o visual e se ame do jeito que é. Essas mudanças de atitudes refletem em auto estima elevada.

Agressões físicas

Se mudanças de pensamentos não forem suficiente para acabar com o Bullying, e se as agressões além de serem psicológicas, se tornarem físicas, é importante o indivíduo procurar a polícia e fazer uma queixa, seguir a lei é importante nesses casos, quem comete esse crime deve ser punido.

Bullying é crime, previsto no projeto de lei 1011/11 do código penal. Quem pratica, participa e não faz nada para combater pode ser punido, como previsto na lei.

Por: Rafael Queiroz