Política

Direita e Esquerda na Política

Nunca a política esteve tão evidente, muitas pessoas que não se importavam, hoje tem consciência da sua importância e principalmente de adotar um lado, os lados da política são: Direita e Esquerda, você sabe o que significa cada um deles? E de que lado você é?

O significado bruto dos dois lados são: Esquerda = Igualdade e Direita = Liberdade. Mas o princípio de cada um não para por aí, veja o que significa cada um:

Esquerda na Política

Quem é de esquerda na política defende igualdade na sociedade, se for coerente, tende a apoiar propostas que visam distribuição de renda com o intuito de uma sociedade mais igualitária. Ou seja o Estado tem uma participação mais ativa na vida social das pessoas, a intenção é não haver tantos privilegiados.

Direita na Política

Quem é de direita na política defende o princípio de liberdade, se for coerente, tende a apoiar o livre comércio e a segurança econômica de cada indivíduo. Ou seja o Estado não deve se preocupar em distribuição de renda, mas sim incentivar o livre comércio entre as pessoas para que cada um seja economicamente sustentável.

Mas da onde veio o termo “Direita e Esquerda” ou vice versa:

O termo surgiu na Revolução Francesa, em referência aonde cada um se sentava no parlamento. Os conservadores sentavam de um lado do rei e os oposicionistas sentavam do outro, de acordo com o que a política evolui, se usou os termos direita e esquerda na política para definir a ideologia política de cada um.

Direita e esquerda na política

Divergências

Mesmo as pessoas que sabem o significado de Esquerda e Direita na política, não sabem se é de um lado ou de outro, por isso, existem outras definições que tentam ajudar a entender de que lado você está, veja as definições:

  • Ultra Direita: Defende o pensamento totalitário do poder e da riqueza, doa quem doer.
  • Ultra Esquerda: Também conhecidos como comunistas, defende igualdade sem privilégios para ninguém.
  • Centro Esquerda: Aqueles que acreditam que a sociedade precisa ser menos desigual e que o Estado tem o papel de resolver esse problema.
  • Centro Direita: Mais conhecidos como liberais, um capitalista que não é radical as suas crenças.
  • Revolucionário: Era o sujeito de esquerda na era do capitalismo que queria o regime de esquerda.
  • Reacionário: Quem reage as forças de revolução e querem manter as coisas mais ou menos como estão.
  • Alienado: Sujeito desinformado ou mal informado sem intenção de se instruir em questões políticas.

A posição de cada indivíduo na política não pode interferir quem ele é, desde que não interfira na posição política do outro. Os centros quase sempre são as melhores maneiras de defender uma tese justa para benefício da população.

Por: Rafael Queiroz