Política

Privatização e Nacionalização

Venda para o setor privado de ativos pertencentes ao Estado. Depois de um longo período de nacionalização da economia, as privatizações se generalizaram em todos os países ocidentais. O primeiro país a iniciar essa nova política foi o Grã-Bretanha, durante o governo conservador da primeira-ministra Margaret Thatcher.

Um governo pode optar pela privatização por muitas razões. Entretanto, os dois objetivos principais são reduzir o tamanho do setor público para incentivar uma maior eficiência econômica e aumentar a receita do Estado.

Setor privado, parte da economia de um país que não pertence ou não é controlada pelo Estado. Entre outras, estão incluídas as sociedades anônimas, sociedades de responsabilidade limitada, corporações, trabalhadores autônomos e fundações. A partir da II Guerra Mundial, muitos governos fomentaram o setor público em detrimento do setor privado. Esse período assistiu a uma forte política de nacionalização, mas a partir da década de 1980 essa tendência se inverteu e os governos começaram a privatizar as suas empresas.

Nacionalização, expropriação por parte do setor público de empresas pertencentes ao setor privado. Estes processos costumam ter caráter obrigatório, mas o direito internacional público obriga a indenizar o proprietário da empresa comercial expropriada, o que não tem evitado que os governos se apropriem de ativos pertencentes a pessoas privadas, nem que estes os acionem por via judicial ao considerar a indenização insuficiente ou injusta. A política de nacionalizações parte da crença de que certas atividades econômicas devem ser administradas pelo setor público para se obter um maior bem-estar social.

Thatcher, Margaret (1925- ), primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha (1979-1990). Ingressou no Partido Conservador e foi eleita deputada da Câmara dos Comuns em 1959.

Ministra da Educação e Assuntos Científicos do gabinete de Edward Heath, concorreu pela liderança do partido e a obteve em 1975. Quatro anos mais tarde, conduziu os conservadores à vitória eleitoral com a promessa de sufocar a crise da economia britânica e de reduzir o intervencionismo governamental. Encorajada pelo êxito de sua política para as ilhas Malvinas em 1982, levou seu partido a uma nova vitória nas eleições de 1983.

Reeleita em 1987 exerceu uma política que depois foi conhecida como ‘thatcherismo’ e que consistiu na aplicação extrema dos princípios liberal-conservadores e no desmantelamento do Estado do bem-estar. John Major, seu antigo protegido, a sucedeu como líder do partido e primeiro-ministro.