Home » Português » Função Fática

Função Fática

Neste conteúdo voce irá conhecer a função fática, e esperamos que após ter lido este trabalho, você tenha aprimorado um pouco o seu conhecimento sobre a nossa língua.


Função fática:  

A função fática ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou se ele está sendo compreendido pelas pessoas que o ouvem:
ex: “ alô!”, “ entenderam?”.

é também a função empregada, quando no decorrer de uma conversa, emitimos sons:
ex: “ heim! “, “ hum-hum!”.

e além de ser utilizada para testar o canal, a função fática ocorre também quando o emissor quer iniciar uma comunicação:
ex: - olá! como vai? – perguntou o homem de olhos empapuçados

ou quando visa prolongar o contato com seu receptor:
ex: - ela não desanima nunca.....você concorda? não acha?

ou quando deseja interromper o ato de comunicação:
ex: - qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar.
        qualquer dia, amigo, a gente vai- se encontrar.

E em alguns casos, percebe- se que a única preocupação do emissor é manter o contato com o destinatário ou testando o canal com frases do tipo: “veja bem” ou “olha...” ou “compreende?”. Essa preocupação com o contato caracteriza-se função fática.

Um bom exemplo do emprego são as conversas no telefone pontuadas por expressão do tipo: “ esta me ouvindo?” ou “ sim...sei...”  em que se testa o canal ( no caso, a linha telefônica).

Antes de começar um filme, pessoas dialogam com o espectador por alguns segundos, ou seja, também estão testando o canal, que no caso, sempre aparece uma tela  com cores diferenciadas e um apito toca, fazendo com que o espectador ajuste sua imagem e o volume para ter um bom filme.

Também temo o famoso “plim-plim!” da rede globo, que na verdade tem a função específica de chamar a atenção do espectador ( que se distriu durante o intervalo comercial) para o canal, no caso a televisão.

Um outro exemplo de função fática:

extraído de “ a hora da estrela” de Clarisse Lispector.

“Enfim o que acontecer, acontecera. e por quanto nada aconteceria, os dois não sabiam inventar acontecimentos. sentavam- se no que é de graça: banco de praça pública. e de acomodados, nada os destinguiria do resto do nada. para a grande glória de deus. ele fala:

ele:- pois é!
ela:- pois é o que?
ele:- eu só disse pois é!
ela:- mas pois é o que?
ele:- melhor mudar- mos de assunto por que você não me entende.
ela:- entende o que?
ele:- santa virgem macabéa, vamos mudar de assunto e já!

Macabéa, protagosnista do poema, é uma personagem cujo autor, vive em silêncio cultural e não sabe- se expressar. e olimpico, seu namorado tenta estabelecer conversação  e apela para a função fática; mas o curioso é que macabéa procura um significado específico na expressão “ pois é”, e não percebendo seu caráter fático.

Este foi mais um exemplo da função fática, em que os interlocutores estão frente a frente, e que a função orienta- se para a conexão psicológica entre eles. o que se quer, nesse caso, é garantir a manutenção da conversa e a atenção do interlocutor


Conclusão:

Nesse trabalho aprendemos a verdade sobre a função fática e o que ela representa em nosso meio, ou seja, quando e onde usamos a função fática, que mesmo sem saber, estamos pronunciando.

E então, o que é a função fatica?

Se após ter lido este conteúdo, não tenha compreendido ainda o veradeiro significado da função, lembre-se do plim-plim da rede globo, ou até mesmo do bom dia ou boa tarde que você da à um colega, ou seja, tudo aquilo em que se coloca o canal (no caso, seria a conversa) em atividade.

Exemplo de função fática da Globo

Bibliografia:

PORTUGUES- Novo Ensino Médio- MAIA, João Domingues- Volume Único- Editora Atica- Edição 11- SÂO PAULO- SP- pág: 32 

PORTUGUES- De Olho no Mundo do Trabalho- TERRA,Ernani; NICOLA, Jose de- Volume Único para Ensino Médio- Edição 1- Editora Sapiane – SÂO PAULO- SP- 2004- pág: 30-31-32

Autoria: Juan Carlos

Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o