Home » Português » Tópico Frasal

Tópico Frasal

No enunciado linguístico existe uma ideia central, ou seja, em todo parágrafo essa ideia existe e recebe o nome de tópico frasal. Geralmente, é expressa por meio de uma ou duas orações, sendo que as demais servem apenas para completar, comentar, explicar e rever a ideia central. Portanto, o tópico frasal é a oração mais importante do todo linguístico.

O autor do texto é o responsável por escolher o tópico frasal, pois uma mesma oração pode desempenhar duas funções – principal ou secundária – dependendo do contexto em que está inserida. Escolher o que deseja evidenciar no texto para o leitor fica a critério do emissor.

Acompanhe o exemplo abaixo:

DAIANE SE SACRIFICA E BRASIL LEVA A PRATA
Mesmo sentindo dores, ginasta faz torcida vibrar e ajuda equipe a conseguir feito inédito

Do GLOBOESPORTE.com, no Rio de Janeiro

        As meninas do Brasil fizeram bonito neste sábado e levaram a medalha de prata na competição por equipes. Daiane dos Santos, que foi dúvida até o último momento, voltou a sentir dores no tornozelo, mas ajudou a seleção a superar o bronze de Santo Domingo e conquistar o resultado inédito.

        Quem também brilhou foi Jade Barbosa. A ginasta, de apenas 16 anos, terminou a competição com o segundo lugar na classificação geral, perdendo apenas para a americana Shaw Johnson.

        Com 236.150 pontos, o Brasil só ficou atrás dos EUA, que confirmaram seu favoritismo e fizeram 242.000 pontos. As mexicanas terminaram no terceiro lugar, com 223.625 pontos.

BARBOSA, Caio; EVANGELISTA, Simone. Daiane se sacrifica, e Brasil leva a prata na ginástica. Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL70152-4420,00.html>. Acesso em: 04 out. 2012.

No texto acima, pode-se observar que os termos destacados no primeiro, segundo e terceiro parágrafos são tópicos frasais, pois carregam a ideia central do período.

Por: Miriã Lira

Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o