Home » Psicologia » Mudança de Comportamento

Mudança de Comportamento

Mudança de comportamento

Introdução

Mudança de comportamento, conjunto de métodos psicológicos para o tratamento de distúrbios de adaptação e modificação dos estilos de comportamento observáveis. Dois tipos de investigação ajudaram a determinar o campo de modificações de comportamento: a generalização dos princípios do condicionamento de Pavlov aos problemas clínicos (como a enurese noturna e o alcoolismo) e a aplicação do condicionamento instrumental de Skinner à educação e tratamento das crianças deficientes e doentes psiquiátricos. No início da década de 1960, a mudança de comportamento passou a ser uma especialidade aplicada da psicologia em seus dois ramos: terapia do comportamento e análise aplicada.

Tecnicas de Modificação de Comportamento

As técnicas mais utilizadas em mudança de comportamento adquiriram nomes específicos: dessensibilização sistemática, terapia aversiva e bio-feedback ("realimentação"). A dessensibilização sistemática trata dos distúrbios com origem conhecida, como as fobias. A terapia aversiva é empregada para eliminar hábitos perniciosos. Por último, o bio-feedback é usado no tratamento de alterações comportamentais que têm uma base física. A terapia do comportamento interessa-se, exclusivamente, pelas alterações comportamentais propriamente ditas, sem procurar conhecer suas causas. Por esta razão, no campo da psicologia, são muitos os que a repelem.

Autoria: Hyppolito Rubianes de Barros


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o