Home Química > Combustíveis > O que é Combustão

O que é Combustão

O oxigênio provoca e mantém a combustão, além de toda sua importância para a respiração dos seres vivos, também é incolor e inodoro. É representado por O2, o que indica dois átomos de oxigênio unidos.

A combustão é uma reação na qual um material combina-se quimicamente com o oxigênio do ar, ocorrendo então a queima desse material.

Essa reação libera energia, principalmente na forma de luz e calor, que pode ser aproveitada para aquecimento, cozimento, produção de energia elétrica, funcionamento de máquinas etc.

Para que a combustão ocorra, são necessários um combustível e um gás comburente.

Combustível são materiais que podem ser queimados. Os combustíveis vegetais (folhas, galhos, troncos de árvores) são os mais antigos conhecidos do homem.

Por outro lado, os combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral, petróleo e seus derivados) constituem, atualmente, a mais importante fonte de energia utilizável pelo homem.

Um exemplo simples de combustão é a queima de uma vela. Se você cobrir a vela acesa com um copo, aos poucos a chama vai diminuindo até apagar. Isso ocorre porque o oxigênio do interior do copo é consumido. Esgotado o oxigênio, não ocorre mais a combustão.

Combustão

A combustão apresenta a manifestação de luz e de chama.

O gás carbônico, também conhecido como dióxido de carbono, existe na atmosfera em quantidades relativamente pequenas (0,04%), mas, graças a ele, a Terra mantém uma temperatura confortável e adequada para o desenvolvimento da vida. A sua concentração aumentou significamente e existe uma preocupação mundial em relação a este aspecto.

Por: Wilson Teixeira Moutinho