Elementos Químicos

Crômio (Cr)

O crômio é um metal cinza, duro, pouco magnético, que tem a aparência do aço e pode ser polido. Ele apresenta grande variabilidade na coloração dos seus compostos, os quais dão à esmeralda a cor verde e, ao rubi, a cor vermelha.

O crômio pode ser obtido pelo processo de aluminotermia, cujo principal fator é a cromita, um oxido duplo de ferro e crômio (FeCr204). Nele, a cromita é aquecida com carbonato de sódio na presença do ar. Desse processo, resulta o oxido férrico, o dióxido de carbono e o cromato de sódio. O cromato reage com o ácido sulfúrico diluído, formando o sulfato de sódio e o dicromato de sódio. O dicromato de sódio, aquecido com o enxofre, produz o sulfato de sódio e o oxido de crômio. Separado do sulfato de sódio pela adição de água, o oxido de crômio é misturado ao alumínio em pó e essa mistura é queimada para produzir o crômio metálico fundido, com aproximadamente 99,5% de pureza.

O outro processo de obtenção do crômio é a eletrólise.

As principais substâncias que contêm crômio são o dicromato de sódio (Na2Cr207) e o oxido de crômio III ou oxido crômico (Cr203).

O crômio metálico reage com os ácidos clorídrico e sulfúrico diluídos dando origem aos sais de crômio II.

Rubi
Rubi.

Aplicações

O crômio é usado para endurecer o aço, na fabricação de aço inoxidável, e na formação de ligas metálicas especiais, como, por exemplo, para resistências elétricas. É aplicado, também, como revestimento em pinturas e na decoração de porcelanas cerâmicas, por causa da sua notável resistência à corrosão.

Como catalisador, é usado, por exemplo, na síntese do amoníaco e, como fixador de cor, é empregado pela indústria têxtil.

A cromita é utilizada como material refratário na produção de tijolos, pois é capaz de suportar altas temperaturas.

Os dicromatos agem como oxidantes em análises e para colorir o couro, e o cromato de chumbo é usado como pigmento amarelo.

Fitas Magnéticas
O oxido de crômio é usado em fitas magnéticas de áudio e vídeo.

Nome do elemento: Chromium. Crômio
Origem do nome: Do grego khrôma: superfície do corpo, cor da pele.
Descobridor: Foi descoberto pelo farmacêutico e químico francês Louis Nicolas Vauquelin (1763-1829).
Ano de descoberta: 1797
Número atômico (Z): 24
Massa atômica: 51,9961
Família: 6
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3ds54s1
Raio atômico: 140 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2671 °C
TF (substância simples): 1 907 “C